Como saber em qual lote vou receber a restituição 2022? Consulte online

A Receita Federal fez o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda na última quinta-feira, 30. Na ocasião, foram beneficiados 4,25 milhões de contribuintes a um custo de R$ 6,3 bilhões. O pagamento é feito em cinco lotes, por isso, quem ainda não foi incluso nos dois primeiros tem chance de receber.

Como saber em qual lote vou receber a restituição 2022? Consulte online
Como saber em qual lote vou receber a restituição 2022? Consulte online (Imagem: Montagem/FDR)

No mais recente pagamento da restituição do IR, no último dia 30, foram beneficiados contribuintes de prioridade legal. Isso é, idosos e pessoas com deficiência. E ainda, aqueles que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 19 de março deste ano.

Para esse público, o valor pago contou com reajuste de 1% comparado ao que foi anunciado no dia de envio da declaração. A quantia usa como base a taxa Selic, e será aplicada também nos três próximos lotes.

O pagamento que teve início em maio deverá ser finalizado em setembro. Além daqueles que enviaram o documento neste ano, também são beneficiados os contribuintes de lotes residuais. Isto é, de declarações de ano anteriores, mas que foram corrigidas recentemente.

Consultar pagamento da restituição do IR 2022

Assim que envia a declaração do Imposto de Renda o sistema indica se o cidadão tem direito a restituição e quanto deve receber. No entanto, não dá a previsão exata de quando o dinheiro deve cair na conta do contribuinte.

Por isso, quem desejar poderá consultar o sistema da Receita Federal e assim descobrir quando o dinheiro deve cair. Confira como fazer no passo a passo:

  • Acesse o site da Receita Federal e a opção “Imposto de Renda”;
  • Em seguida, selecione “Consulta restituições”;
  • Preencha as informações, como: CPF e data de nascimento do cidadão;
  • Pronto, o sistema vai informar a previsão de pagamento.

Se dentro do prazo de um ano o dinheiro não for resgatado pelo contribuinte, este deverá solicitar o resgate por meio do Banco do Brasil. A opção é acessar o portal de restituição do BB ou comparecer até uma agência.

Calendário de pagamentos

Este é o segundo lote de pagamentos, ainda existem mais três lotes a serem repassados:

  • 29 de julho;
  • 31 de agosto;
  • 30 de setembro.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]