Cartões do Auxílio Brasil começam a ser entregues; veja como receber

Os novos cartões do Auxílio Brasil começam a ser entregues em todo país aos beneficiários do programa social do governo. As entregas tiveram início no final de junho e segundo o Ministério da Cidadania, o número total de dispositivos com chip emitidos é de 3,2 milhões.

Cartões do Auxílio Brasil começam a ser entregues; veja como receber (Imagem: FDR)
Cartões do Auxílio Brasil começam a ser entregues; veja como receber (Imagem: FDR)

A entrega está sendo realizada de maneira gradual aos contemplados do auxílio. Com o novo cartão, o cidadão poderá realizar compras no débito e sacar o valor em partes ou de maneira integral na Caixa Econômica Federal. 

Novo cartão do Auxílio Brasil

Os esforços do governo para a substituição dos cartões antigos do Bolsa Família custarão cerca de R$ 130 milhões. O empenho é parte da movimentação que o governo Bolsonaro tenta concluir antes das eleições.

É importante destacar que os cartões do Bolsa Família seguem funcionando. Isso porque, as entregas acontecem em uma ordem de prioridade. Os cidadãos que possuem preferência no esquema de entrega são os que foram registrados no Auxílio Brasil em dezembro de 2021. 

O governo prevê o recebimento dos cartões para 6,6 milhões de famílias. Apesar disso, o objetivo é ampliar a entrega até que sejam contemplados todos os beneficiários, substituindo o cartão do Bolsa Família pelo novo cartão do Auxílio Brasil.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a emissão dos cartões com chip tem como intuito a melhora na segurança das transações, além de acabar com a necessidade da ida das famílias até os canais de pagamento que muitas vezes possuem sede em municípios mais distantes para aqueles que moram em cidades pequenas.

Entrega dos cartões do Auxílio Brasil já começaram

Os contemplados do programa podem acompanhar o envio dos cartões do Auxílio Brasil. A consulta pode ser realizada por meio de ligação telefônica para a central de atendimento da Caixa, através do número 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, já para as demais regiões o número é o 0800-1040104. Se preferir, o beneficiário pode obter as informações indo até uma agência Caixa.

O novo cartão não precisa ser solicitado e sua entrega ocorre de maneira gratuita e gradual aos cidadãos que estão registrados no Auxílio Brasil. Ao receber o cartão, o cidadão deve cadastrar a senha do dispositivo. Para isso, é necessário realizar uma ligação para o Atendimento Caixa Auxílio Brasil por meio do telefone 111. Após o cadastro, o beneficiário deve ir até uma lotérica ou agência da Caixa portando o RG para finalizar a operação.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.