XP corta projeção para o Ibovespa; confira nova expectativa

Em relatório recente, especialistas da XP diminuíram suas estimativas para o Ibovespa ao final deste ano, de 130 mil para 120 mil pontos. De qualquer modo, isso ainda representa um aumento de 21,78% em comparação ao encerramento na véspera.

publicidade
XP corta projeção para o Ibovespa; confira nova expectativa
XP corta projeção para o Ibovespa; confira nova expectativa (Imagem: Montagem/FDR)

No primeiro semestre deste ano, o Ibovespa registrou queda de 5,99%. Das 91 ações que fazem parte desse índice da bolsa de valores brasileira, 55 encerraram o período em queda.

Em junho, o Ibovespa apresentou perda de 11,5%. Este foi o pior desempenho do índice desde março de 2020, quando a pandemia de covid-19 tinha iniciado. No último pregão do primeiro semestre de 2022, o indicador registrou 98,542 pontos.

publicidade

Segundo analistas da XP, o índice “sofreu junto com os mercados internacionais”. As perdas registradas recentemente foram potencializadas pela forte queda nas commodities.

Os especialistas ainda declaram que a elevação de temores fiscais subiu a percepção de riscos sobre o Brasil.

Apesar da desvalorização em junho, a casa informa que “o Brasil continua como uma das melhores bolsas do mundo quando comparamos com o resto do mundo”.

No começo de 2022, as ações locais foram favorecidas pela combinação de rotação mundial de crescimento para valor, grande exposição a commodities e bancos, e múltiplos bastante atrativos.

Os especialistas informam que esses fatores provocaram um alto fluxo de capital estrangeiro de capital no início deste ano. No entanto, no segundo trimestre, houve enfraquecimento diante de temores com o crescimento econômico mundial. Em meio a isso, os diminuíram os preços de commodities.

Previsão dos especialistas da XP para o Ibovespa

Para o futuro, os analistas da XP estimam maior volatilidade com riscos internos e externos. No país, “riscos fiscais e políticos voltam ao radar a medida que as eleições se aproximam”. Já no exterior, “mercados devem continuar preocupados com a inflação, juros e riscos de recessão”.

publicidade

Apesar disso, a casa ainda observa o Ibovespa muito barato. Diante disso, os analistas alteraram o preço-alvo do indicador em 120 mil pontos.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Diante do panorama de volatilidade futuro, para decidir as ações do portfólio de investimentos, os especialistas da XP informaram que continuam focando nos principais temas:

  1. Commodities;
  2. Histórico de crescimento secular que pouco dependem do cenário macro; e
  3. Qualidade a um preço razoável (QARP).

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.