Lucro do FGTS é distribuído entre os trabalhadores; veja o valor e se irá receber

O lucro do FGTS contempla trabalhadores com contas ativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Estes, possuem direito ao lucro da aplicação das quantias. Os valores serão depositados para os beneficiários até o próximo dia 31 de agosto.

O dinheiro é referente aos valores aplicados no fundo que foram utilizados pelo governo em aplicações de obras públicas. Os rendimentos, dos usos, cerca de 95%, retornam para as contas dos trabalhadores.

Saiba quem será contemplado com o lucro do FGTS 

Possui direito ao lucro do FGTS o trabalhador que possuía algum saldo na conta do fundo até o dia 31 de dezembro de 2021. Desde a primeira distribuição, que aconteceu em 2017, este é o primeiro ano que o lucro do FGTS ficará abaixo da inflação.

É importante ressaltar, que o saque não poderá ser realizado em qualquer circunstância, podendo ser feito somente por meio de saques de aniversários, extraordinários ou nas modalidades como demissões sem justa causa, aposentadoria, doença grave e compra da casa própria.

Qual o valor do saque do lucro do FGTS

Em 2021, foram mais de R$ 8,1 bilhão dos lucros do ano anterior, anunciados pelo conselho curador do FGTS, disponíveis para o trabalhador. O montante para este ano ainda não foi divulgado, tendo previsão para ser anunciado até o fim de julho pela Caixa Econômica Federal com base na curadoria.

O conselho curador é formado por representantes do governo, trabalhadores e empresas que juntos definem o percentual do lucro que será depositado.

Como é realizado o pagamento do lucro do FGTS

O repasse dos valores referentes ao lucro do FGTS será realizado na conta de cada trabalhador no fundo, pela Caixa Econômica Federal. Para consultar os valores e analisar o lucro, o beneficiário deve verificar o extrato do fundo, no site da Caixa. A consulta pode ser feita também através do aplicativo do FGTS, disponível para sistema Android e iOS.

Para o trabalhador que não puder realizar a verificação por meio da internet, o extrato poderá ser solicitado no balcão de qualquer agência Caixa. 

Mas lembre-se, o acesso ao dinheiro para uso só poderá ser realizado mediante as opções previstas em lei para saque do FGTS.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.