INSS anuncia o cancelamento de mais de 8 mil benefícios; veja se será afetado

O  Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foi notificado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que 8 mil benefícios foram pagos indevidamente. Os pagamentos foram realizados para segurados já falecidos.

INSS anuncia o cancelamento de mais de 8 mil benefícios; veja se será afetado
INSS anuncia o cancelamento de mais de 8 mil benefícios; veja se será afetado (Imagem: FDR)

A auditoria realizada pelo TCU constatou que o INSS realizou o pagamento de mais de 8,5 mil benefícios previdenciários a pessoas falecidas em 2021. Os  dados foram encontrados no Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS).

O instituto deve cancelar os benefícios em até 150 dias. Além disso, o instituto deve criar métodos para que o pagamento de benefícios a pessoas que descumprem regras de elegibilidade não ocorra.

Por fim, o INSS também precisará apurar a responsabilidade dos cartórios que enviaram informações de óbitos fora do prazo legal ou incompleto. O prazo para o envio é de 24 horas, porém, o prazo médio em 2021 era de quatro dias.

A informação de óbito deve ser repassada ao Sirc (Sistema Nacional de Informações de Registro Civil). Mesmo tendo um prazo superior ao que é determinado pela lei, já é bem melhor do que em anos anteriores que já chegou em uma média de quarenta dias.

INSS irá cancelar benefícios de valor superior ao teto

A auditoria também identificou que o INSS realizou pagamentos com valor superior ao teto de  contribuição da Previdência Social, que hoje é de R$ 39 mil. Com isso, assim como determinou o TCU, esses pagamentos serão cancelados.

A fim de evitar os pagamentos indevidos, o TCU pediu que o instituto inclua no manual do Sistema de Pagamento de Benefícios (Sispagben), o fluxo das atividades a serem adotadas para evitar esse problema.

O que pode cancelar o benefício do INSS?

  • Benefício concedido ou mantido de maneira irregular; 
  • Fim do prazo de recebimento da Pensão por morte
  • Reaparecimento do titular com a morte presumida, em casos de pensão por morte;
  • Acúmulo de duas pensões, em que um dos proventos será cancelado; 
  • Retorno ao exercício de atividades nocivas a saúde ou a integridade física, após o recebimento da aposentadoria especial; 
  • Volta ao trabalho por parte do aposentado por invalidez.

Desde 2020, o  Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os segurados que tiveram seus benefícios negados, cessados ou interrompidos podem contestar a decisão. A reativação do pagamento pode levar entre 30 dias a 2 anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.