Exchange lança criptomoeda para tentar quitar dívida com cliente

Nesta terça, 28, a CoinFlex, plataforma de negociação de criptomoedas emitiu um novo token com objetivo de arrecadar fundos para tentar retomar os saques de seus clientes, após um deles não conseguir pagar uma divida.

De acordo com as informações da emissora CNBC, a CoinFlex afirmou que irá emitir US$ 47 milhões em uma moeda digital, ofertando 20% de juros, e que foi batizado de Recovery Value USD, ou rvUSD.

A novidade chega logo após a plataforma interromper os saques dos clientes na última semana, alegando “condições extremas de mercado” e “incerteza envolvendo uma contraparte”.

A plataforma publicou ontem, uma postagem no blog em que detalhou a contraparte. Mark Lamb, o presidente da CoinFlex, afirmou que a conta de um cliente de longa data entrou em “patrimônio negativo”. Isso fez com que a empresa interrompesse as retiradas.

Segundo a CoinFlex, em condições normais ela liquidaria a posição do investidor de maneira automática, no entanto o trader possuía uma cláusula em sua conta que não autorizada que isto fosse feito. Essa condição obrigava que o indivíduo “prometa garantias pessoais rigorosas em torno do patrimônio da conta e chamadas de margem em troca de não ser liquidado”, segundo a plataforma disse ao Valor Investe.

O nome do investidor não foi revelado pela empresa, no entanto foi dito que “é uma pessoa muito íntegra e importante, enfrentando problemas temporários de liquidez devido à crise do mercado de cripto, com participações substanciais em várias empresas unicórnio e com um grande portfólio”.

A plataforma aguarda, a partir da emissão dos novos tokens rvUSD, arrecadar fundos o bastante para cobrir o o déficit deixado pelo investidor e voltar com os saques para os usuários.

“Temos conversado com potenciais grandes compradores e acreditamos que há um interesse significativo nos termos apresentados”, afirmou Lamb ao Valor Investe.

Porém, faz parte do plano da plataforma o reembolso da quantia pelo investidor, o que não pode acontecer. À Bloomberg, Lamb afirmou acreditar que esse investidor irá pagar a empresa “em algum momento no futuro”. Ele disse ainda que a CoinFlex conta com “mecanismos alternativos” caso não consiga arrecadar dinheiro com a emissão de rvUSD, porém não foram dados detalhes de como seria.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.