Férias escolares: confira dicas para entreter as crianças com finanças domésticas

O período de férias escolares são uma oportunidade de os pais estarem mais próximos dos filhos. Com isso, os responsáveis podem aproveitar para ensinar valores de educação financeira aos menores. Conheça dicas para entreter as crianças com finanças domésticas.

Férias escolares: confira dicas para entreter as crianças com finanças domésticas
Férias escolares: confira dicas para entreter as crianças com finanças domésticas (Imagem: Montagem/FDR)

Como as crianças possuem bastante energia, no período de férias escolares, os pais devem promover atividades que as mantenham entretidas — mas que também desenvolvam o aprendizado.

Quanto antes os responsáveis conversarem sobre educação financeira, os menores poderão ter mais consciência sobre aspectos da realidade social. Essas crianças também poderão desenvolver maior senso de reponsabilidade, por exemplo.

Dicas para entreter as crianças com finanças domésticas nas férias escolares

  • Ensine brincando: por meio de brincadeiras, as crianças podem entender que existem regras que precisam ser respeitadas. Nessas atividades, caso os menores percam, os pais podem ensiná-los que, na vida, faz parte ganhar e perder às vezes.
  • Insira os menores em alguma decisão financeira: nas decisões do cotidiano, os pais podem incluir os pequenos, explicando o funcionamento do orçamento. Por exemplo, os responsáveis podem pedir a opinião dos filhos no momento de escolher um serviço de assinatura. Desse modo, será possível ensinar algumas noções de finanças.
  • Leve os menores para lugares novos: nas férias escolares, os responsáveis podem levar as crianças para lugares variados. Alguns destinos podem ser gratuitos, inclusive. Assim como citado anteriormente, é válido pedir a participação dos pequenos, por exemplo, no cronograma de viagem.
  • Aproveite a literatura infantil: os maiores podem comprar livros que abordam educação financeira. Caso prefiram, ainda é possível visitar bibliotecas para a leitura desses conteúdos educacionais. Desse modo, será possível oferecer entretenimento educacional de uma forma gratuita, por exemplo.
  • Assista séries e filmes sobre educação financeira: diversos filmes possuem histórias que inspiram. Neste sentido, durante as férias escolares, os pais podem colocar conteúdo multimídia relacionado a situações do dia a dia, mas que também traga reflexões sobre economias e gastos, por exemplo.
  • Acompanhe educadores financeiros infantis: na internet, também há conteúdos que podem entreter as crianças nas férias escolares, e que ensinem sobre o dinheiro. É possível encontrar esses produtores de conteúdo em plataformas como YouTube, Instagram e podcasts, por exemplo.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.