Restaurantes e bares estão com dificuldades para contratação de novos funcionários; entenda o motivo

Enquanto diversos setores da economia tentam retomar a contratação de profissionais, em alguns casos falta mão de obra. O segmento de bares e restaurantes por exemplo tem tido dificuldades para encontrar novos funcionários; entenda melhor o que vem acontecendo.

Restaurantes e bares estão com dificuldades para contratação de novos funcionários; entenda o motivo
Restaurantes e bares estão com dificuldades para contratação de novos funcionários; entenda o motivo (Imagem: FDR)

Já noticiamos aqui que o setor de serviços encabeça a lista de contratações nos últimos meses. No entanto, alguns segmentos têm dificuldade em encontrar novos funcionários qualificados para assumirem as funções disponíveis, é o que mostra uma pesquisa divulgada recentemente.

Ao todo, o setor de serviços gerou 120,294 milhares postos de trabalho, ainda assim o segmento de bares e restaurantes tem encontrado algumas dificuldades para inserir novos colaboradores às suas equipes.

Contratação em restaurantes e bares

Recentemente a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela consultoria Galunion, especializada no mercado food service, e o Instituto Foodservice Brasil (IFB)  realizaram uma pesquisa sobre o mercado de trabalho no segmento.

Segundo o levantamento, 72% dos bares e restaurantes enfrentam alguma dificuldade na hora de contratar novos colaboradores nesse pós-pandemia; confira os dados obtidos:

  • 73% apontaram para a falta de mão de obra qualificada;
  • 44% perceberam que existe uma falta de interesse pelas vagas de emprego nesse segmento;
  • 34% apontam que os candidatos acabam desistindo do trabalho por conta do horário de funcionamento dos estabelecimentos;
  • 26% dos trabalhadores recusam as vagas por conta do salário oferecido.

No comparativo com o mês de fevereiro de 2019, a pesquisa mostrou que 43% dos bares e restaurantes permanecem com o mesmo quadro de funcionário de antes da pandemia; por outro lado, 37% estão com menos colaboradores e 20% com mais.

Entre os estabelecimentos que estão com menos funcionários, os dados apontam para a justificativa dessa redução da seguinte forma:

  • 38% são por conta de queda nas vendas;
  • 33% dos bares e restaurantes fizeram uma revisão geral das atividades e da escala de pessoal;
  • 12% afirmaram que o uso de tecnologia fez com que menos funcionários fossem necessários.

Vale lembrar que o serviço de delivery foi amplamente utilizado durante a pandemia e 89% dos estabelecimentos seguem oferecendo ele.

A pesquisa ainda mostrou que 51% dos bares e restaurantes perceberam uma espécie de retorno dos clientes ao nível pré-pandemia, enquanto 49% ainda não reportam o mesmo movimento.

“O fato é que nosso setor ainda sofre as consequências da pandemia, com praticamente metade das empresas ainda endividadas, o que certamente afeta o crescimento. Também tem sido muito difícil planejar em cenário de alta generalizada dos preços, que impacta diretamente nos custos, de aluguéis a produtos”, afirma Fernando Blower, diretor executivo da ANR, em nota.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.