FDR Responde: como se inscrever nas vagas disponíveis do SiSU

Inscrições para a segunda edição desse ano do SiSU seguem abertas até a próxima sexta-feira, 1º de julho. Estudantes têm a oportunidade de concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país, tanto estaduais quanto federais; veja como participar do programa.

FDR Responde: como se inscrever nas vagas disponíveis do SiSU
FDR Responde: como se inscrever nas vagas disponíveis do SiSU (Imagem: FDR)

Todos os anos o Ministério da Educação realiza duas seleções para ingresso no ensino superior via Sistema de Seleção Unificada. Através do SiSU é possível fazer um curso superior em uma das dezenas de instituições públicas espalhadas pelo Brasil, desde que ela tenha feito a adesão ao programa.

As inscrições desse ano estão abertas até as 23h59 da próxima sexta-feira, 1º de julho, elas são gratuitas e virtuais.

Inscrições SiSU 2022

É a sua primeira vez utilizando o sistema? Ou, não lembra como faz para participar? Não se preocupe, vamos te ajudar, basta seguir os passos abaixo:

Para se inscrever siga os passos abaixo:

  1. Entre no site Acesso Único;
  2. Faça o login com os dados da sua conta gov.com.br: CPF e Senha;
  3. Selecione as opções de vaga nas instituições superiores, incluindo local de oferta, curso e turno (cada estudante pode escolher dois cursos);
  4. Escolha a modalidade de concorrência (ampla concorrência, reserva de vagas, políticas de ações afirmativas);
  5. Revise os dados inseridos;
  6. Finalize a sua inscrição.

É importante que o estudante tenha a conta gov.com, apenas com ela é possível ter acesso ao sistema e diversos serviços oferecidos pelo Governo Federal.

Nesse momento, como estamos no segundo dia de inscrição, você poderá conferir a nota de corte parcial, ela pode te ajudar a traçar o melhor caminho a seguir.

Essa nota é um referencial para o estudante, na teoria funciona assim: para você ser considerado para a vaga no curso X, precisa ter uma nota acima da nota de corte.

Por exemplo, para o curso de direito a nota de corte parcial é 744,09, o ideal é que você tenha um desempenho superior a esse valor, afinal, esse referencial pode mudar conforme mais estudantes se inscrevam.

Ela é parcial e muda durante o período de inscrições porque é calculada com base no número de inscritos e de vagas oferecidas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.