Está desempregado? Você pode ter direito a auxílio e aposentadoria do INSS

Pontos-chave
  • Desempregados ganham direito a benefícios do INSS em determinas situações;
  • É necessário estar dentro do período de graça para determinados casos;
  • O pedido pode ser feito de forma online.

A legislação atual do país garante: desempregados que já contribuíram ao INSS têm direito ao auxílio doença e aposentadoria. Hoje, o auxílio é chamado de benefício por incapacidade temporária, e solicita alguns requisitos mais específicos neste caso. Conheça como garantir seu direito previdenciário. 

Está desempregado? Você pode ter direito a auxílio e aposentadoria do INSS
Está desempregado? Você pode ter direito a auxílio e aposentadoria do INSS (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Atualmente, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE existem pelo menos 11 milhões de brasileiros desempregados. O que parte deles não sabe é que têm direito a benefícios do INSS. No entanto, é preciso que já tenham contribuído para a Previdência Social.

Quem atuou no mercado de trabalho em regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) automaticamente foi incluso como segurado do INSS. Isso porque, ao ser registrado o trabalhador tem parte do seu salário destinado à contribuição para a Previdência Social.

Enquanto trabalha vai somando contribuições para que possa solicitar a sua aposentadoria futuramente. Mas, neste tempo, pode contar com outros auxílios pagos pelo INSS. Entre eles, o auxílio doença.

Auxílio doença para desempregados

A principal regra que garante o auxílio doença para desempregados é o fato de estar dentro do período de graça. Isso significa estar na condição de segurado do INSS mesmo sem contribuir.

O período de graça é garantido dentro dos seguintes prazos, ou seja, libera benefícios mesmo sem a contribuição feita nestas condições:

Isso significa que ao acabar esse prazo, caso não haja nenhuma contribuição em nome do cidadão, ele perde o direito ao benefício.

Condições para receber o auxílio doença 

Para receber o auxílio doença será necessário que o cidadão cumpra os seguintes requisitos:

O pedido de auxílio doença pode ser feito por meio do portal Meu INSS, ou por app. É necessário passar por perícia médica com perito da Previdência Social.

INSS libera MAIS DINHEIRO para quem é aposentado, pensionista ou recebe BPC

Aposentadoria para desempregados

Em algumas situações é possível que a pessoa mesmo estando desempregada possa solicitar aposentadoria no INSS. Para isso, além de já ter contribuído para a Previdência, o cidadão deve cumprir com os requisitos para aposentadoria por tempo de contribuição ou idade.

Além disso, mesmo sem estar com as contribuições em dia, é possível pedir a aposentadoria por invalidez ou especial. Neste caso, será necessário comprovar que a atividade exercida durante os anos de trabalho era insalubre ou periculosa para a aposentadoria especial.

Para a aposentadoria por invalidez é preciso comprovar a invalidez permanente. Neste caso é exigido a participação em perícia médica do INSS.

Mas atenção, em todos os casos é necessário cumprir o tempo mínimo de contribuição. Sendo:

Aposentadoria por idade:

Aposentadoria por tempo de contribuição:

Aposentadoria especial:

Aposentadoria por invalidez:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile