Direitos do consumidor: valores reclamados por clientes atingem marca bilionária em 2022

O Procon de São Paulo registrou cerca de 370 mil atendimentos de defesa do consumidor  ao longo deste ano. Somados, os valores que foram reclamados pelos consumidores nos atendimentos passaram de R$1,83 bilhão. Este número foi revelado pelo Procômetro, a nova ferramenta lançada pela entidade. 

Na ferramenta, os dados sobre as reclamações são atualizados todos os dias e podem ser consultados pelos consumidores e fornecedores diretamente no site do Procon.

De acordo com a instituição, esta nova ferramenta possibilita o lançamento do portal Procon-SP em Números, que irá revelar dados das reclamações por empresa.

Através deste novo portal, as pessoas conseguirão consultar a quantidade de reclamações que cada empresa recebe por ano, mês e assunto, os problemas principais e solicitações de outros consumidores relacionada aquela empresa e ainda os valores em disputa.

“Hoje, com essa nova ferramenta, é possível ter a noção do quanto está sendo discutido em termos de prejuízo para o consumidor, o valor que esse montante representa no bolso do consumidor paulista”, disse Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP. 

“Nós esperamos que, com isso, os fornecedores tenham mais atenção com as reclamações e se preocupem em dar uma solução para os problemas”, concluiu ele.

“Antes de escolher um fornecedor, o consumidor poderá verificar como anda a reputação da empresa no mercado, isso dará a ele mais segurança na hora de escolher entre um fornecedor e outro”, disse Farid.

Reclame no Procon-SP

Aqueles que tiverem alguma dúvida ou problema de consumo ao contratar um serviço ou comprar um produto de uma empresa deve procurar o atendimento do Procon e fazer o registro.

O Procon de São Paulo, órgão pioneiro na área, atua de forma administrativa buscando compor um acordo entre consumidor e fornecedor a fim de solucionar o problema do consumidor. O índice de solução é de 80%.

Procon-SP

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor é uma fundação presente apenas no Estado de São Paulo, com personalidade jurídica de direito público. É uma entidade vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, cujo objetivo é elaborar e executar a política estadual de proteção e defesa do consumidor.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.