Como será o cadastro para receber auxílio dos caminhoneiros?

O Plenário recebe nesta terça-feira, 28, o relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), do relator senador Fernando Bezerra (MDB-PE). O texto propõe a criação de um auxílio aos caminhoneiros no valor de R$ 1 mil, que serão pagos até dezembro deste ano. Descubra como deve ser o cadastro para recebê-lo.

Como será o cadastro para receber auxílio dos caminhoneiros?
Como será o cadastro para receber auxílio dos caminhoneiros? (Imagem: Montagem/FDR)

O auxílio dos caminhoneiros, caso aprovado, vai começar do zero. Isso significa que hoje no país não existe nenhum pagamento equivalente a esse, por isso todas as regras deverão ser criadas. A começar dos requisitos para ser beneficiado.

A única informação disponível é que 900 mil pessoas devem receber o benefício. Mas, diferente do Auxílio Brasil e vale gás, que além de já funcionarem no país ainda usam como porta de entrada o CadÚnico. O voucher dos caminhoneiros deve ter outros métodos.

Cadastro do auxílio dos caminhoneiros

De acordo com uma matéria produzida pelo jornal Folha de S. Paulo, o governo deve usar das informações de cooperativas para cadastro dos beneficiados. E os cadastros do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

Neste caso, se o RNTRC for usado para contabilizar os beneficiados com o auxílio dos caminhoneiros, algumas informações ficarão desencontradas. Isso porque, os dados ali registrados não são atualizados desde o ano de 2007.

Dessa forma o governo vai se deparar com algumas situações. Por exemplo, o fato de que profissionais que em 2007 trabalhavam na área, agora podem não ter mais vínculo com a classe, mas receberão o auxílio. 

Outra situação é daqueles que começaram a prestar serviços como caminhoneiros, mas fizeram seu cadastro nesta base, e então deixarão de receber a ajuda. 

O Estadão levantou que até mesmo veículos como kombi e furgão poderão ser inclusos, pois fazem parte deste cadastro. Existem 1,15 milhão de inscrições ativas nesta base de dados.

Para saber exatamente como funcionará a inscrição no auxílio dos caminhoneiros, é necessário aguardar a entrega do texto e a sua possível aprovação.

O benefício vem como forma de tentar aumentar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) com os caminhoneiros. A classe trabalhadora sempre mostrou apoio ao presidente, mas devido a alta no valor dos combustíveis essa relação se estremeceu.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com