UnB lança edital com regras para o vestibular

Edital divulgado pela Universidade de Brasília abre vestibular com 60 vagas em um curso presencial, com oportunidades destinadas ao sistema de reserva de vagas. Os estudantes serão selecionados sem aplicação de prova; confira como será o processo seletivo e como participar.

UnB lança edital com regras para o vestibular
UnB lança edital com regras para o vestibular(Imagem: FDR)

A partir dessa quarta-feira, 29, a Universidade de Brasília vai receber as inscrições para um vestibular com vagas no curso de Licenciatura em Educação do Campo, são ao todo 60 oportunidades. As aulas serão presenciais e os vestibulandos não passarão por prova de seleção.

Isso porque a seleção vai acontecer através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 29 de junho a 18 de julho.

Vestibular UnB

Para concorrer as vagas o candidato precisa ter concluído o ensino médio, não ter formação em nível superior, atender todos os requisitos e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 a 2021.

Além disso, para concorrer as vagas destinadas ao Sistema Universal é necessário atender aos seguintes requisitos:

Sistema de Cotas para Negros: o candidato deve justificar a sua solicitação e assinalar o termo digital se autodeclarando negro de cor preta ou parda.

Sistema de Cotas para Escolas Públicas: devem se encaixar em uma das seguintes situações:

  • Candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita;
  • Com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita.

Além disso, os candidatos ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas poderão, ainda, escolher entre os seguintes grupos: pretos, pardos e indígenas; ou demais candidatos de escola pública. Há ainda a oportunidade de concorrer às vagas destinadas às pessoas com deficiência.

Inscrições UnB

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Cebraspe. A primeira chamada de aprovados e a convocação para a matrícula devem ser publicadas em 30 de agosto.

Maiores informações sobre o vestibular do curso de Licenciatura em Educação do Campo podem ser consultadas no edital de seleção.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.