É possível cancelar um Pix? E reaver o valor?

Com o sucesso do PIX é comum que em algum momento acabemos fazendo uma transação por engano. Em casos como este é possível obter o dinheiro de volta? Para tirar estas e outras dúvidas, confira logo abaixo.

Posso cancelar um PIX?

Não. O usuário consegue alterar o valor da transação ou cancela-la somente antes da confirmação do pagamento. Como se trata de uma operação instantânea, não existe um mecanismo que permita com que a transação seja cancelada após ela ser completada.

Consigo recuperar o valor após o envio?

Dentro do aplicativo das instituições financeiras, o usuário que efetuou o PIX, não consegue reverter a transação. No entanto, existem alguns casos específicos que isto pode acontecer. 

PIX efetuado por engano 

Se você efetuou um PIX por engano, a dica é entrar em contato com o recebedor para solicitar que ele devolva o dinheiro.

É necessário identificar o destinatário e solicitar a devolução. Em algumas situações, é possível resolver a questão sem envolver as instituições financeiras ou a Justiça. Isso vai depender da abertura do recebedor para resolver o caso

Me arrependi de uma compra feita no PIX: como resolver?

Em situações como esta, fica a cargo da loja devolver ou não o valor pago pelo cliente, que não precisa ser feito necessariamente pelo PIX.  O consumidor pode, amparado pela lei, desistir da compra em até sete dias, podendo receber o reembolso total no período, sem a necessidade de explicar o porque está desistindo.

Após os sete dias, cabe a cada loja definir o que pode ser feito.

PIX não chegou na conta do recebedor

O Banco Central orienta que em situações como esta, o usuário que efetuou a transação tire um print ou tenha um comprovante do débito do valor na conta, através do extrato.

Caso o valor tenha mesmo sido debitado, mas não entrou na conta do destinatário, o usuário deve enviar o comprovante do débito para a pessoa recebedora questionar o banco ou instituição de destino. É o banco que receberia o valor que fica com a responsabilidade de resolver o caso.

Caso o débito não tenha sido feito, o PIX não foi finalizado. Nesta situação, refaça a operação prestando atenção na chave do recebedor antes de confirmar.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.