É verdade que o AUXÍLIO BRASIL vai ser SUSPENSO durante as eleições?

Auxílio Brasil suspenso durante as eleições? Calma! Essa notícia está circulando nas redes sociais e deixando milhares de beneficiários preocupados com o futuro do programa social. A equipe do FDR foi atrás dessa informação para saber se ela é verdadeira ou mentirosa.

De acordo com a apuração da nossa equipe, tudo não passa de uma mentira. A informação ganhou força nos últimos dias e foi compartilhada por diversos internautas através do Twitter, do WhatsApp e do Telegram.

A mensagem afirma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está planejando aplicar um golpe no presidente Jair Bolsonaro. Confira:

“Atenção! O TSE vai cancelar os pagamentos do Auxílio Brasil e do Vale-gás durante as eleições deste ano. Mais uma tentativa de minar a confiança dos brasileiros no presidente Jair Bolsonaro. Eles não querem que você saiba. Compartilhe já!”, diz o post. 

O Auxílio Brasil não será suspenso nas eleições

De acordo com as regras eleitorais, o Auxílio Brasil seria extinto caso fosse criado em 2022, ano de eleição. No entanto, o programa social foi iniciado em novembro de 2021, inviabilizando um cancelamento ou suspensão em virtude do pleito.

Apesar disso, com o ambiente político brasileiro regido por tensões, a equipe do Governo Federal está preocupada com possíveis surpresas relacionadas ao programa de distribuição de renda. Mas, de acordo com especialistas, não há brechas na lei que a oposição possa usar para interromper os depósitos mensais.

Para ser um beneficiário do Auxílio Brasil é preciso estar inscrito no Cadastro Único e manter todos os dados devidamente atualizados. O titular responsável pelo registro da família fica na obrigação de obter todas as informações de identificação pessoal, comprovação de renda e endereço estão em dia na plataforma social.

Para manter os dados atualizados no CadÚnico, basta seguir estes passos:

  • Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
  • Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  • O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
  • Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
  • No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
  • O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
  • Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.