O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Através dela, é possível aumentar a sua rede de contatos, dar mais visibilidade ao seu trabalho e, claro, conseguir um bom emprego. Esses objetivos, inclusive, podem ser alcançados mais facilmente com alguns recursos que a própria plataforma, mas que muitos usuários ainda desconhecem.
Conheça, a seguir, 5 recursos “escondidos” do LinkedIn que te ajudam a dar um up na sua carreira.
1. Social Selling Index (SSI)
O Social Selling Index ou SSI é um índice elaborado pelo próprio Linkedin que mede o desempenho do seu perfil na rede social. Para chegar ao resultado, são analisados fatores como a sua interação com outros usuários, se você publica conteúdos relevantes, se faz contato com as pessoas certas, etc.
Para checar o seu SSI, acesse o link http://linkedin.com/sales/ssi. Na página, o LinkedIn mostrará em detalhes o seu desempenho e ainda dará dicas de como melhorá-lo.
2. Modo de criação
Publicar conteúdos relevantes é uma excelente forma de aumentar o seu alcance e a melhorar sua marca profissional no Linkedin. A plataforma oferece um modo específico para quem deseja criar conteúdos, chamado de modo de criação.
Para ativá-lo, clique na aba “Recursos”, localizada na página do seu perfil.
O modo de criação substitui o botão “conectar” no seu perfil, libera o uso de hashtags e faz com que os seus conteúdos sejam mais facilmente encontrados pelos usuários certos.
3. Recursos de pesquisa
O LinkedIn é muito utilizado para pesquisar vagas de emprego e também empresas e profissionais. Você pode tornar essas pesquisas mais eficientes usando os seguintes operadores:
- NOT: Adicione NOT para mostrar ao Linkedin que você deseja excluir uma palavra-chave da sua busca. Exemplo: se você digitar “engenheiro NOT civil”, serão mostrados resultados relacionados a “engenheiro”, mas não a “civil”.
- OR: Adicione OR para mostrar que ao menos um dos termos pesquisados devem aparecer na sua pesquisa. Exemplo: “redator OR jornalista”.
- AND: Adicione AND se desejar que os dois resultados apareçam juntos. Exemplo: “redator AND Belo Horizonte”.
- aspas: Use aspas para concentrar a sua busca em um termo.
4. Perfil em outra língua
Usando outra língua no seu perfil você expande o seu alcance para além do Brasil e dos falantes de português. Mas não é necessário usar a outra língua no seu perfil original, o que pode incomodar quem não a domina. Basta criar um perfil “espelhado”, que aparecerá automaticamente em outras línguas e terá link idêntico ao do original.
Para ativar esse recurso, clique em “Editar perfil” > “Visualizar perfil como” > “Criar perfil em outro idioma”.
5. URL personalizada
Ao personalizar a URL do perfil, o usuário troca aquelas letras e números aleatórios pelo próprio nome ou outros termos que ajudam a identificá-lo na rede social.
Para alterar sua URL, acesse o perfil, clique em “Editar perfil público e URL” e, em seguida, em “Editar sua URL personalizada”.