O que é a contribuição retroativa do INSS? Descubra e veja como fazer!

A contribuição retroativa do INSS pode ser a solução que o cidadão encontra para não perder seus direitos previdenciários. Isso, quando por algum motivo deixa de contribuir para a Previdência Social e corre o risco de ter seu tempo de pagamento parado também. Descubra quando este método é vantajoso.

O que é a contribuição retroativa do INSS? Descubra e veja como fazer!
O que é a contribuição retroativa do INSS? Descubra e veja como fazer! (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A contribuição retroativa é na verdade um acerto de contas entre o indivíduo e o Instituo Nacional do Seguro Social. O objetivo é pagar as parcelas que estavam atrasadas, pois por algum motivo não foram pagas.

O objetivo é evitar que os benefícios previdenciários sejam impedidos de serem liberados. E ao contrário disso, o tempo de contribuição e a carência possam voltar a contar em favor do cidadão.

Quem pode fazer a contribuição retroativa do INSS

Atualmente, existem três tipos de segurados com direito de fazer a contribuição retroativa do INSS. São eles:

  • Contribuintes facultativos:

É o caso daquelas pessoas que pagam a Previdência Social sem que haja essa obrigatoriedade. Isto é, são pessoas que não exercem atividade remunerada, mas fazem o pagamento a fim de preservar seus direitos previdenciários. Nesse caso, é possível pagar guias atrasadas há menos de 6 meses.

  • Contribuintes individuais e MEI:

De uma forma geral, este é o grupo de autônomos. Isto é, pessoas que trabalham por conta própria sem vínculo empregatício.

Nesse caso, ficam autorizados os pagamentos de forma retroativa em qualquer momento ou período. Não é preciso comprovar o trabalho quando o atraso for menor que 5 anos.

Pessoas que trabalham em regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CTL), ou seja, com carteira assinada, têm o pagamento do INSS feito enquanto estiverem atuando.

Caso sejam demitidas podem continuar a fazer a contribuição de forma individual. Para isso, será necessário gerar todos os meses a guia de pagamento.

Como fazer o pagamento retroativo ao INSS

Quem deseja acertar suas contas com a Previdência Social, e regularizar seus pagamentos, pode acessar o portal do Meu INSS para regularização. Confira no passo a passo:

Contribuinte facultativo ou individual:

  • Acesse o site Meu INSS e selecione “Emitir guia de pagamento”;
  • Agora, preencha as informações como: tipo de contribuinte e número do NIT/PIS/PASEP;
  • Ao acessar o portal selecione os meses de contribuição que deseja pagar e emita os boletos.

MEI:

  • Acesse o portal PGMEI e digite o número do CNPJ;
  • Em seguida, selecione “Emitir guia de pagamento”;
  • Coloque o ano de sua preferência e os boletos serão gerados.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com