A Receita Federal deve liberar na quarta-feira (23) a consulta ao 2° lote da restituição do Imposto de Renda 2022. Contribuintes devem estar atentos ao pagamento, que será realizado já na próxima quinta-feira (30).
Como previsto, a consulta aos valores da restituição é liberada sempre na semana anterior ao pagamento, assim como aconteceu no 1° lote, pago em maio e nas outras edições do IRPF. A ordem de pagamento é definida de acordo com a entrega da declaração.
Calendário do pagamento da restituição do IRPF 2022
Com o primeiro lote já liberado, restam agora mais quatro grupos receberem seus pagamentos do reembolso do imposto. A expectativa é de que o último lote seja pago no final de setembro. Confira o calendário:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 29 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Quando devo receber minha restituição do IRPF 2022
Para saber se você será contemplado com o pagamento da restituição já neste lote é preciso realizar a consulta previamente liberada pela Receita Federal, que no caso do 2° lote, será possível fazer a partir de amanhã, 23 de junho.
A consulta é feita por meio do site da Receita. O contribuinte deve informar o número do seu CPF e a data de nascimento. Os dígitos não devem ser separados por pontos, traços ou barras.
Caso sua restituição esteja disponível no segundo lote, o pagamento será realizado na quinta-feira (30), sendo este o padrão do pagamento da RF, sempre uma semana após a liberação da consulta.
Como ter acesso ao valor da restituição do IRPF 2022?
A Receita Federal realiza o pagamento da restituição na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração do imposto. Caso haja algum problema com a conta, ou a mesma venha a ter sido desativada, o valor do reembolso ficará disponível para o saque no Banco do Brasil pelo período de um ano.
Após o pagamento, o contribuinte que tiver o valor direcionado ao Banco do Brasil, pode realizar um agendamento para que o recurso fique disponível em uma conta corrente, ou de poupança de sua titularidade, podendo ser do BB ou de qualquer outra instituição bancária. O agendamento pode ser feito através do portal do banco, ou por meio dos telefones da central de relacionamento da instituição: 4004-0001 para capitais e 0800-729-0001 para outras localidades. O atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva é realizado através do telefone 0800-729-0088.