Receita Federal libera consulta ao 2ª lote da restituição do IRPF; veja o calendário de pagamento

A Receita Federal deve liberar na quarta-feira (23) a consulta ao 2° lote da restituição do Imposto de Renda 2022. Contribuintes devem estar atentos ao pagamento, que será realizado já na próxima quinta-feira (30).

Receita Federal libera consulta ao 2ª lote da restituição do IRPF
Receita Federal libera consulta ao 2ª lote da restituição do IRPF. (Imagem: Montagem/FDR)

Como previsto, a consulta aos valores da restituição é liberada sempre na semana anterior ao pagamento, assim como aconteceu no 1° lote, pago em maio e nas outras edições do IRPF. A ordem de pagamento é definida de acordo com a entrega da declaração.

Calendário do pagamento da restituição do IRPF 2022

Com o primeiro lote já liberado, restam agora mais quatro grupos receberem seus pagamentos do reembolso do imposto. A expectativa é de que o último lote seja pago no final de setembro. Confira o calendário:

  • 1º lote: 31 de maio
  •  2º lote: 30 de junho
  •  3º lote: 29 de julho
  •  4º lote: 31 de agosto
  •  5º lote: 30 de setembro

Quando devo receber minha restituição do IRPF 2022

Para saber se você será contemplado com o pagamento da restituição já neste lote é preciso realizar a consulta previamente liberada pela Receita Federal, que no caso do 2° lote, será possível fazer a partir de amanhã, 23 de junho.

A consulta é feita por meio do site da Receita. O contribuinte deve informar o número do seu CPF e a data de nascimento. Os dígitos não devem ser separados por pontos, traços ou barras.

Caso sua restituição esteja disponível no segundo lote, o pagamento será realizado na quinta-feira (30), sendo este o padrão do pagamento da RF, sempre uma semana após a liberação da consulta.

Como ter acesso ao valor da restituição do IRPF 2022?

A Receita Federal realiza o pagamento da restituição na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração do imposto. Caso haja algum problema com a conta, ou a mesma venha a ter sido desativada, o valor do reembolso ficará disponível para o saque no Banco do Brasil pelo período de um ano.

Após o pagamento, o contribuinte que tiver o valor direcionado ao Banco do Brasil, pode realizar um agendamento para que o recurso fique disponível em uma conta corrente, ou de poupança de sua titularidade, podendo ser do BB ou de qualquer outra instituição bancária O agendamento pode ser feito através do portal do banco, ou por meio dos telefones da central de relacionamento da instituição: 4004-0001 para capitais e 0800-729-0001 para outras localidades. O atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva é realizado através do telefone 0800-729-0088.

 

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.