Eleições 2022: Lula abre 17 pontos sobre Bolsonaro no 2º turno

Lula abre 17 pontos sobre Bolsonaro no 2° turno das eleições de 2022 em levantamento realizado pelo PoderData. O resultado aponta um crescente do candidato petista que na pesquisa anterior estava com 10 pontos à frente do atual presidente.

Eleições de 2022: acompanhe as intenções de votos dos presidentes por estado
Eleições 2022: Lula abre 17 pontos sobre Bolsonaro no 2º turno.

A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 21 de junho de 2022 e indica que em um possível 2° turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contaria com 52% das intenções de votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) teria 35%. 

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro para 2° turno, diz PoderData 

Em comparação com as rodadas anteriores, a nova pesquisa aponta uma ampliação considerável da vantagem do ex-presidente que somou mais da metade das intenções de votos.

Essa é a primeira vez em 4 meses que Lula abre uma diferença maior do que a margem de erro de 2 pontos sobre o Chefe do Executivo. O levantamento anterior do PoderData tinha Lula com 50%, enquanto Bolsonaro contava com 40% das intenções de voto, uma diferença de 10 pontos entre os pré-candidatos. O resultado indica uma queda de 5 pontos percentuais para Jair em um período de 15 dias. 

Apesar da mudança expressiva para o 2° turno, o cenário para o 1° turno das eleições 2022 seguiu estável na nova rodada do levantamento, com oscilações que correspondem à margem de erro dos 2 pontos percentuais. Lula se encontra com 44% das intenções e Bolsonaro com 34%. Em comparação com a pesquisa anterior, feita entre os dias 5 e 7 de junho, o candidato do PT subiu 1 p.p, enquanto o atual presidente caiu 1 ponto.

Eleições 2022: pesquisas apontam vitória de Lula sobre Bolsonaro no 2° turno

A pesquisa do PoderData que possui registro no TSE de código BR-07003/2022,  aponta Lula com 52% das intenções de votos contra Bolsonaro com 35%. O levantamento foi realizado por meio de ligações para celulares e telefones fixos para 3.000 brasileiros de 302 municípios espalhados pelas 27 unidades da Federação. 

Entre o número total de entrevistados, a empresa preencheu de maneira proporcional ao que aparece na população brasileira, levando em consideração sexo, idade, renda, escolarização e localização geográfica. Com uma margem de erro de 2 pontos percentuais, o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.  

Contém informações do Poder360

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.