SiSU: confira como se inscrever para o programa de seleção do segundo semestre

Inscrições começam na próxima semana, o programa vai oferecer vagas em cursos de nível superior. Poderão participar do SiSU do segundo semestre aqueles estudantes que fizeram o Enem 2021.

SiSU: confira como se inscrever para o programa de seleção do segundo semestre
SiSU: confira como se inscrever para o programa de seleção do segundo semestre (Imagem: FDR)

A partir da próxima semana, dia 28 de junho, os estudantes de todo o país poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre desse ano; poderão participar apenas aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021.

Como fazer a inscrição no SiSU

Confira os passos para fazer a inscrição no programa:

  1. Entre no site Acesso Único;
  2. Faça o login com os dados da sua conta gov.com.br, CPF e Senha;
  3. Selecione as opções de vaga nas instituições superiores, incluindo local de oferta, curso e turno
  4. Escolha a modalidade de concorrência (ampla concorrência, reserva de vagas, políticas de ações afirmativas);
  5. Finalize a sua inscrição.

No SiSU cada candidato pode escolher duas opções de curso, que devem ser selecionadas de acordo com a ordem de prioridade dele; lembrando que durante o período em que a inscrição está aberta é possível realizar trocas.

SiSU 2022

Nesse ano o MEC trouxe a novidade do Acesso Único um portal que unifica o SiSU, Prouni e Fies; nele você pode encontrar todas as informações dos três programas, acompanhar a sua inscrição, consultar vagas e mais.

O sistema utiliza a nota do Enem, mas, o candidato precisa ficar atento à nota de corte, pois, é ela que aponta o mínimo necessário para estar entre os selecionados, é importante entender que ter um desempenho igualzinho à nota de corte do seu curso não garante o acesso a vaga.

É interessante que o estudante escolha cursos em que sua nota seja bastante superior a ela, afinal, os seus concorrentes podem ter um desempenho melhor do que o seu.

Cronograma SiSU 2022.2:

  • Inscrições: de 28 de junho a 1º de julho
  • Resultados: 6 de julho
  • Matrículas: de 13 a 18 de julho

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.