Embora o SBT, rede de TV que pertence a Silvio Santos, não esteja em seu melhor momento em audiência, a emissora conseguiu conquistar resultados financeiros satisfatórios no ano passado. De acordo com o balanço, o SBT aumentou seu patrimônio líquido e fechou com as finanças no azul com um lucro de R$141 milhões. Os grandes responsáveis por este incremento foram o Show do Milhão PicPay e o futebol.
A emissora obteve uma receita líquida de R$1,4 bilhão, montante que mostra tudo que a TV de Silvo Santos obteve do mercado, decorrente de contratos de patrocínio, merchandising, investimentos externos e demais negócios. O resultado obtido em 2021 é 34% superior ao registrado em 2020, quando o SBT conquistou R$ 1,1 bilhão, mesmo em um ano de baixa por ponta da pandemia do coronavírus.
Os grandes responsáveis por esta entrada a mais de dinheiro nos cofres da emissora foram o faturamento oriundo de patrocínios da Libertadores e da Uefa Champions League, dois eventos que marcaram o retorno do SBT ao futebol após um longo período sem investimentos na área. Todas as cotas que a emissora colocou a disposição no mercado foram vendidas pela área comercial para os dois eventos até o final deste ano.
A compra de direitos de futebol são investimentos altos, porém que valem a pena. No ano passado, o SBT obteve um retorno de R$ 58,2 milhões com seus eventos. Isto é algo que até 2020 a emissora não tinha. O dinheiro oriundo das transmissões esportivas também ajudou a TV a obter seu maior crescimento no faturamento líquido de um ano para o outro em toda sua história, 374%. No ano de 2020, o SBT conquistou R$ 29,7 milhões de lucro.
“O SBT teve um ano completo de receitas do futebol tanto em TV aberta como no digital, no qual neste último ano temos crescido de forma significativa. Isso combinado com a gestão de custos mais rígida da empresa permitiram esse excelente desempenho”, explicou a empresa em nota remetida ao Notícias da TV.
Um outro grande responsável pelo ótimo faturamento do SBT foi a volta do programa Show do Milhão, que ganhou patrocínio do PicPay.