Auxílio Brasil bloqueado? O que fazer quando o valor não foi depositado?

O Auxílio Brasil pode ter sido bloqueado para alguns beneficiários que estão com seus dados irregulares no sistema do Governo Federal.

Sempre que uma nova rodada do benefício é iniciada há uma espécie de checagem na listagem para atualizar os cidadãos que realmente precisam receber os valores do programa social. No entanto, quando algum dado fica desatualizado no Cadastro Único, o Governo pode entender que a família em questão está em desacordo com as regras do programa.

Meu Auxílio Brasil foi bloqueado, o que fazer?

Antes de qualquer coisa, procure um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. Explique a sua situação e apresente os seguintes documentos:

  • CPF ou Título de Eleitor (apenas do RF);
  • Documento de identificação (de cada membro da família);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes (se houver)

Caso fique provado que houve um engano, os assistentes sociais irão emitir um pedido de revisão nos seus dados. Com isso, o Ministério da Cidadania vai analisar os seus dados para justificar o que motivou a exclusão da família ou confirmando a devolução dos valores atrasados. O prazo para que essa análise seja feita é de até 30 dias.

Como atualizar os dados do Cadastro Único?

  1. Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
  2. Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  3. O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
  4. Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
  5. No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
  6. O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
  7. Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.