Contabilidade online é a nova regra para empresas digitais

As empresas digitais têm muitas vantagens em relação aos negócios físicos. Além do alto poder de escalabilidade, ter um negócio digital possibilita que você comece algo do zero, sem muitos investimentos e crie um produto de valor que vai te dar muito lucro.

Fonte: Pexels

Mesmo com todo o sucesso dos negócios digitais, eles não estão livres das obrigações fiscais aplicadas a empresas. Não importa qual tipo de negócio você tem, é preciso cumprir a lei e deixar a sua contabilidade em dia, apresentando as declarações necessárias, emitindo notas fiscais e pagando os impostos devidos.

Para tal, é preciso que a empresa contrate o serviço de contabilidade para auxiliar na organização desse tipo de burocracia. Como as empresas digitais fazem a linha prática, suas operações, inclusive a contabilidade, também podem refletir este modelo de negócio. E é aí que surge a contabilidade online, uma nova prática para empresas digitais.

O que é Contabilidade online?

De maneira simples, a contabilidade online é o serviço contábil feito exclusivamente pelo digital. Se uma empresa faz toda a sua operação online, não tem porque deixar de fazer também essa parte importante do negócio.

Por isso, a contabilidade online oferece todos os serviços que uma contabilidade normal faz, além de contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas para diminuir os erros na hora de cumprir com as obrigações fiscais da empresa.

Essas ferramentas têm o objetivo de armazenar dados e simplificar o processo burocrático da contabilidade, tornando-o mais fácil e refletindo em um serviço de qualidade e até mesmo mais barato para seus consumidores.

Portanto, a base da contabilidade online, assim como qualquer empresa, é a tecnologia. Neste caso, ela é utilizada para controlar as finanças da empresa, colocando as obrigações fiscais em dia e organizar os registros gerados no dia a dia.

Fonte: Pexels

Por que uma empresa digital precisa de contabilidade online?

Inicialmente, precisamos partir do princípio que toda empresa precisa de contabilidade. Ela é essencial para que qualquer negócio não esteja suscetível a problemas com a receita federal ou problemas trabalhistas que podem causar grandes estragos em qualquer empresa.

Além disso, uma boa contabilidade pode ajudar uma empresa em sua estratégia fiscal. É importante encontrar maneiras legais de diminuir a obrigação de pagamento de impostos para que isso possa refletir em maior lucro na operação online.

Também é importante manter organizados os registros do seu negócio. Todos estes registros financeiros podem revelar características importantes do seu negócio e uma boa contabilidade vai te ajudar a enxergar com maior clareza os detalhes da sua empresa.

Mas por que online? Nós te explicamos!

A contabilidade online traz maior praticidade para o dia a dia do empresário digital. Se você não sai de casa nem mesmo para trabalhar, porque deveria correr atrás de burocracias, perder tempo e energia que poderiam estar sendo usados no seu negócio?

A partir dessa ideia, surgiram diversas empresas de contabilidade online, como a Contabilizei: o maior escritório de contabilidade online do Brasil.

Essas empresas possuem um serviço que simplifica as operações contábeis, resume as informações para empresários e utiliza a tecnologia para encontrar as melhores soluções para cada estilo de negócio.

Dessa forma, não há a necessidade de outros recursos como troca de correspondências, visitas a escritórios, impressão de documentos e outras ações burocráticas que antes eram comuns à área.

Assim como a compra de um email profissional, oferecido por empresas como Hostinger, GoDaddy e Locaweb, investir em contabilidade online é muito simples e prático nos dias atuais.

Vantagens da contabilidade online 

A contabilidade online oferece algumas vantagens em relação ao modelo tradicional. Veja abaixo algumas delas.

Todos os serviços em um só lugar

Existem muitos serviços que podem ser feitos em uma contabilidade como:

  • fazer emissão de guias para pagamento,
  • declarações,
  • cálculo de impostos,
  • envio e recebimentos de documentos,
  • além de outras funcionalidades.

Na contabilidade online, todos estes serviços ficam disponíveis em uma única plataforma, de fácil acesso para que você não perca tempo ou tenha dificuldades em resolver suas pendências contábeis, eliminando até mesmo o investimento na compra de um domínio de e-mail.

Maior disponibilidade

Empresas online têm a vantagem de horários flexíveis. Como o processo é todo digital, você poderá acessar detalhes importantes e executar tarefas a qualquer hora do dia. Este é um grande benefício para empresas que funcionam 24h por dia, como lojas virtuais e outros negócios digitais.

Além disso, a maioria das empresas de contabilidade digital oferece plataformas completas, com acessibilidade móvel em sites responsáveis ou até mesmo aplicativos. Isso facilita o acesso a documentos e outras ferramentas de qualquer lugar para casos de urgência.

Maior segurança de dados

Empresas digitais, especialmente de contabilidade, precisam ter o mais absoluto cuidado com os dados de seus clientes. Para isso, elas investem pesado em medidas contra vazamentos de dados e podem oferecer mais tranquilidade em relação à privacidade das empresas.

Maior mobilidade

Como absolutamente tudo é feito online, você não precisa se preocupar em mudar a sua operação de local e poderá aproveitar todos os benefícios de ter um negócio online. Com certeza, não vai ser a contabilidade que vai te segurar em um local físico.

Atendimento personalizado

Isso não é uma vantagem em relação às empresas de contabilidade tradicional, mas é algo que o empreendedor pode contar também no modelo online. Não é porque você está longe que não terá suporte personalizado para a sua empresa.

A contabilidade online oferece suporte com profissionais especializados para melhor atender o seu negócio. Caso seja necessário fazer algum procedimento ou tirar alguma dúvida, o suporte estará pronto para te auxiliar.

Fonte: Pexels

Relatórios personalizados

O uso da tecnologia em empresas de contabilidade online permite a geração de relatórios diferentes que dão maior clareza sobre a situação do seu negócio. Este é um recurso essencial para que o empreendedor consiga enxergar oportunidades de melhora na sua operação e realizá-las.

Menor custo e burocracia

O auxílio da tecnologia também reflete em menores custos para a contabilidade, o que diminui o valor do serviço para as empresas. A parte burocrática também fica por conta das máquinas, o que diminui a carga de trabalho para os profissionais envolvidos.

Dessa forma, você pode focar na parte criativa e outras habilidades essenciais para fazer o seu negócio crescer.

Conclusão

A contabilidade online é mais um recurso essencial para qualquer empresa digital que deseja seguir a filosofia deste universo à risca. Ela traz mais liberdade, menos erros, menos complicações, além de ser um serviço prático, assim como toda a operação de um negócio digital

Assim como ter um email empresarial personalizado, criar um site para sua marca, ter um endereço online, utilizar estratégias de marketing digital e outros recursos digitais para melhorar a eficiência do seu negócio, a contabilidade online pode colocar sua empresa em outro nível, facilitando muito as operações dessa área.

Gostou de saber sobre contabilidade online? Compartilhe essa dica com algum amigo que trabalha no digital e não deixe de acompanhar aqui as novidades que ajudam a melhorar a qualidade de um negócio online.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!