Caixa Econômica Federal autoriza saque de R$ 6.220 pelo FGTS por calamidade para afetados pelas chuvas em Jaboatão dos Guararapes.
Com início na última quinta-feira (16), as solicitações para saque podem ser feitas por aplicativo para vítimas das chuvas de Jaboatão. A cidade foi uma das mais atingidas em Pernambuco e somou o maior número de óbitos no estado, sendo o número total de 64 das 129 mortes.
FGTS por calamidade para moradores de Jaboatão
Os moradores de Jaboatão já podem solicitar o saque de até R$ 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A possibilidade contempla aqueles que foram mais afetados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade localizada no Grande Recife.
A cidade é a primeira a liberar o saque por calamidade do FGTS. O auxílio visa ser uma ajuda para os moradores das áreas afetadas que sofreram com enchentes e deslizamentos de terra. A solicitação do saque pode ser realizada até o dia 28 de agosto, através do aplicativo do FGTS.
É válido destacar que, para ter acesso ao auxílio, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS, além de não ter realizado nenhum saque por calamidade nos últimos 12 meses.
Como solicitar saque do FGTS por calamidade
Para realizar a solicitação do saque por calamidade do fundo, é preciso acessar o aplicativo do FGTS e ir até a opção “Meus saques”.
Na sequência o usuário deve selecionar a opção “Outras situações de saque — Calamidade Pública” e selecionar a cidade.
Os documentos necessários no momento da solicitação são: comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido em até 120 dias antes do decreto de calamidade.
Por fim, é preciso selecionar a opção de creditar o valor em conta e inserir os dados.
No momento da solicitação o usuário deve indicar uma conta bancária, podendo ser a Poupança Digital Caixa Tem, ou conta em outra instituição financeira para ter acesso ao pagamento.
Após a solicitação, o pedido é analisado, podendo ser creditado em até cinco dias úteis.
Trabalhadores que possuem direito ao saque podem tirar dúvidas por meio do site da Caixa ou pelo telefone 0800 726 0207.