22 milhões de brasileiros têm crédito autorizado através do Cadastro Positivo

De acordo com um levantamento feito e publicado pelo Serasa Experian, o número de brasileiros que passaram a ter acesso a crédito subiu 22 milhões com o cadastro positivo. Antes do sistema haviam 59,1 milhões de pessoas, após sua implementação o número aumentou para 81,2 milhões.

22 milhões de brasileiros têm crédito autorizado através do Cadastro Positivo
22 milhões de brasileiros têm crédito autorizado através do Cadastro Positivo (Imagem: Montagem/FDR)

O Serasa justifica que antes do cadastro positivo estas pessoas tinham a pontuação de score abaixo de 500, o que dificultava o acesso a crédito no mercado.

Acontece que a pontuação não era maior porque o cidadão não tinha todas as suas informações atualizadas na base de dados dos credores. Isto é, sem relação com a negativação do CPF por conta de dívidas e débitos em atraso.

Foi justamente nesse ponto que o cadastro positivo agiu. Já que com mais informações a respeito do indivíduo as instituições financeiras se sentiram mais seguras para liberar os créditos.

Sobre o perfil das pessoas que conseguiram se beneficiar com o sistema, estão: 11,8 milhões de mulheres e pelo menos 10,3 milhões de homens.

São 10,2 milhões de pessoas com idade entre 26 e 40 anos. Outras 6,2 milhões têm entre 41 e 60 anos; 4,6 milhões têm até 25 anos e 1,1 milhão, mais de 60 anos.

Sobre a renda desse público que passou a ter acesso aos créditos, pelo menos metade deles, isto é 12,4 milhões, ganham entre R$ 1 mil e R$ 2 mil por mês.

Para explicar como os dados atualizados dos clientes influenciou na liberação de crédito financeiro, Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, publicou uma nota. 

As companhias que concediam crédito baseadas majoritariamente em informações negativas, como contas não pagas ou atrasadas, passaram a contar com todo o histórico financeiro do cidadão e fazer análises frente à forma como ele quita suas dívidas contraídas com os bancos, empresas do comércio e serviços”, disse. 

Cadastro Positivo

Mas, afinal, o que é o cadastro positivo? O sistema funciona como um banco de dados que informa aos credores como que o cidadão tem pago seus compromissos financeiros.

Entre eles, os empréstimos, financiamentos, e até mesmo os crediários. Fica disponível um histórico com todas as parcelas, valores, o que foi quitado e os débitos relacionados ao CPF do cidadão.

Além disso, são inclusos os pagamentos de contas de serviços, como de água, luz e telefone. O objetivo é que o brasileiro consiga montar seu perfil de bom pagador e que o credor tenha uma ideia mais certeira sobre como a pessoa paga suas contas.

Para consultar e revisar suas informações basta acessar o site do Cadastro Positivo. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]