Na sexta-feira, 17, os depósitos do Auxílio Brasil voltam a ser feitos na conta poupança do Caixa Tem. Recentemente, novos beneficiários foram incluídos no programa, mas ainda não possuem o cartão para realizar os saques em espécie.
O programa começou a pagar uma mensalidade fixa, cujo valor mínimo é R$ 400 desde o mês passado. Apesar de o Caixa Tem ter sido padronizado como via de pagamentos por um determinado tempo, os beneficiários contam com mais flexibilidade na hora de receber o benefício.
Entre as recentes mudanças no texto do Auxílio Brasil, está a possibilidade de o beneficiário escolher o modo de recebimento do benefício. Agora, ele poderá optar pelo recebimento em bancos privados caso possua conta corrente ou poupança em algum deles.
Cartão do Auxílio Brasil
Apesar de o cartão do antigo Bolsa Família ainda ter validade no que compete aos saques do Auxílio Brasil, novos cartões atualizados já começaram a ser distribuídos entre as famílias recém incluídas no programa. O acesso à ferramenta será gradativo.
O cartão do Auxílio Brasil será enviado pelos Correios e entregue diretamente no endereço do que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, não há nenhuma iniciativa de solicitação da ferramenta a ser tomada para receber o cartão do Auxílio Brasil.
O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição no CadÚnico atualizada. Mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar são essenciais e às quais é preciso ter bastante atenção.
Destacando que o Governo Federal emite o cartão do Auxílio Brasil em nome do responsável pela família para realizar o saque do benefício. Quem recebia o extinto Bolsa Família já possui um cartão e poderá continuar usando para realizar os procedimentos bancários.
O usuário tem um prazo máximo de 120 dias para movimentar os valores do Auxílio Brasil. Caso até esse prazo ele não utilize o recurso, o dinheiro voltará de forma automática para o governo. Mas se você é um beneficiário novo e ainda não possui nenhum dos dois cartões, não se preocupe, pois mesmo sem o cartão é possível movimentar o valor em conta, inclusive fazer o saque sem o cartão.
Saque o Auxílio Brasil sem o cartão
Para realizar o saque sem cartão do Auxílio Brasil é preciso acessar a conta poupança social digital pelo aplicativo Caixa Tem. A plataforma permite que o beneficiário use o dinheiro para realizar pagamentos online via Pix, TED, DOC, QR Code, fazer compras com o cartão de débito virtual e muito mais.
Também é possível gerar um código para realizar o saque sem cartão em qualquer agência bancária ou casa lotérica. No entanto, é preciso ser ágil, pois o código tem validade de apenas uma hora. Se o tempo passar, o código irá expirar e um novo precisará ser gerado.