Inep renova acordos com cinco instituições portuguesas; confira quais são

Mais de 50 universidades lusitanas possuem acordo com o Inep. Isso possibilita que estudantes brasileiros usem a nota do Enem para ingressar em cursos superiores em Portugal.

Inep renova acordos com cinco instituições portuguesas; confira quais são
Inep renova acordos com cinco instituições portuguesas; confira quais são (Imagem: FDR)

Você sabia que com a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio é possível conquistar uma vaga em uma universidade de Portugal? Isso mesmo, a nota do exame traz aos estudantes brasileiros a oportunidade de estudar dentro e fora do país.

No último dia 7 de junho, presidente do Inep, Danilo Dupas, assinou a renovação com cinco instituições de ensino superior para uso da nota do Enem como forma de ingresso.

Inep renova com universidades portuguesas

As cinco instituições lusitanas de ensino superior que fizeram a renovação são:

  • Instituto Politécnico de Beja,
  • Instituto Politécnico de Leiria,
  • Instituto Politécnico de Santarém,
  • Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Universidade da Beira Interior.

Caso você queira estudar em Portugal, precisa ficar atento a alguns pontos:

  1. As instituições têm autonomia para definir regras e pesos para as notas do exame
  2. Não há transferência de recursos do Brasil para Portugal
  3. Também não há financiamento estudantil brasileiro para quem é selecionado em uma universidade portuguesa
  4. Após a formação, os estudantes são submetidos a revalidação do diploma, que acontece de acordo com as leis brasileiras.

Conheça o Enem Portugal

O programa de acordos interinstitucionais entre o Inep e as instituições de educação superior portuguesas foi criado em 2014, antes disso algumas universidades lusitanas já recebiam estuantes via Enem.

Com o acordo, as instituições passaram a ter um acesso mais fácil ao desempenho do estudante no exame, além disso, acordos de cooperação também foram firmados, o que possibilitou a realização de mais intercâmbios educacionais.

O programa se tornou possível com a mudança na legislação portuguesa, a partir do Decreto-Lei n.º 36, de 10 de março de 2014, que regulamentou o estatuto do estudante internacional no país.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.