Estes cargos relacionados ao metaverso devem ser a ‘bola da vez’ nos próximos anos

O metaverso está com tudo e a tendência é de que continue em crescimento. Ele possibilita muita interação e poderá mudar o meio de trabalho com o surgimento de novas profissões.

Estes cargos relacionados ao metaverso devem ser a 'bola da vez' nos próximos anos
Estes cargos relacionados ao metaverso devem ser a ‘bola da vez’ nos próximos anos (Imagem: FDR)

É bom você ir se familiarizando com o termo “metaverso”, pois, ele é cada vez mais presente. Empresas como a Microsoft, Apple, Nike, Disney, Renner e Itaú já manifestaram o interesse em entrar para esse mundo.

A expectativa é de que essa tecnologia modifique algumas dinâmicas sociais, como os postos de trabalho.

Além disso, há também projeções de alta movimentação financeira, segundo Goldman Sachs, o metaverso já representa uma oportunidade de investimento de U$D 8 trilhões.

Novas profissões no metaverso

“Nossa vida profissional mudará drasticamente no mundo virtual conhecido como metaverso. Se sua organização esperar muito tempo para planejar uma estratégia de metaverso, pode ser tarde demais. É por isso que é tão importante que as empresas tenham um plano de habilidades futuras e que os indivíduos requalifiquem e aprimorem as habilidades para o futuro”, escreveu a Addeco em artigo disponível em seu portal.

A Addeco, líder mundial em soluções para recursos humanos, ainda listou a 9 profissões que devem ser surgir por conta do metaverso até 2030; confira:

1.Designers de roupas de avatar

A possibilidade de existir como avatar em um mundo virtual fará com que as pessoas tenham a necessidade de buscar o que vestir.

2.Caçadores de recompensas de dados

Além de conhecimento jurídico, esses profissionais também devem ter uma espécie de capacidade de mineração de dados que ajudarão os usuários na segurança de seus dados.

3.Médicos meta-humanos

Se esse será um espaço que simula a vida real, a medicina também deve ser presente, nesse caso, os conhecimentos médicos devem ser associados aos de ciências digitais.

Afinal, os nossos dados biométricos e fisiológicos devem estar associados aos nossos avatares.

4.Arquitetos de construção

Outros profissionais que deve estar inserido nesse mundo para ajudar na construção da imagem do ambiente virtual.

5.Diretores de eventos

Uma possibilidade bastante interessa é a realização de eventos como shows e exposições, entender da realidade dos eventos associados ao mundo virtual fará com que esse profissional seja necessário.

6.Cientista de pesquisa

Para esse cargo um com junto de conhecimentos e habilidades serão necessários.

Como de engenharia de software, engenharia da computação, desenvolvimento de jogos, ciência de dados, aprendizado de máquina, visão computacional, aprendizado profundo e engenharia de big data.

7.Desenvolvedor do ecossistema

Entre as suas funções está a de dimensionar e dar vida às possibilidades do metaverso; além disso, ele também deve garantir que a infraestrutura esteja instalada e terá que convencer o governo sobre as funcionalidades do metaverso.

8.Gerente de segurança do

Privacidade, essa é a palavra central do mundo virtual e que deve ser assegurada aos usuários por esses profissionais.

9.Criador de hardware

Fones de ouvido, câmeras, sensores: essas são as novas ferramentas que todos teremos que adotar e adaptar gradualmente, e serão esses os responsáveis pela criação.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.