Bolsa de Valores possibilita novos investimentos para o público geral

Desde esta segunda-feira (13), os clientes de varejo passaram a ter acesso a 12 BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs (Exchange Traded Funds) na bolsa de valores brasileira, a B3. Esses ativos foram lançados pelo Banco B3 em parceria com a gestora Global X ETFs Brasil.

Bolsa de Valores possibilita novos investimentos para o público geral
Bolsa de Valores possibilita novos investimentos para o público geral (Imagem: Montagem/FDR)

Esses produtos já estavam listados na bolsa de valores brasileira. No entanto, anteriormente, a disponibilização de negociação era somente para investidores qualificados — pessoas físicas ou jurídicas com investimentos acima de R$ 1 milhão.

Segundo a B3, a novidade abre um novo caminho de possibilidade de diversificação paras as carteiras dos investimentos do segmento varejo, permitindo diversas estratégias para variados perfis de risco.

Os BDRs de ETFs permitem exposição a aplicações temáticas e setores diversos: dividendos de companhias norte-americanas, telemedicina e cibersegurança, computação em nuvem, inteligência artificial, energia e infraestrutura, veículos elétricos e autônomos, entre outros.

Os investidores ainda podem ter acesso a vantagens como economia (o custo para o investidor é menor que o que ele teria caso comprasse todos os ativos de modo avulso) e simplicidade (um único papel possibilita exposição a todos os ativos que integram a cesta do índice).

Estes são os BDRs de ETFs que passaram a ser oferecidos também aos clientes pessoa física:

  • Global X Robotics & Artificial Intelligence ETF (BOTZ39)
  • Global X Cybersecurity ETF (BBUG39)
  • Global X MSCI China Consumer Discretionary ETF (BCHQ39)
  • Global X Cloud Computing ETF (BCLO39)
  • Global X SuperDividend US ETF (BDVD39)
  • Global X Autonomous & Electric Vehicles ETF (BDRI39)
  • Global X Telemedicine & Digital Health ETF (BEDC39)
  • Global X FinTech ETF (BFNX39)
  • Global X MLP ETF (BLPA39)
  • Global X MLP & Energy Infrastructure ETF (BLPX39)
  • Global X US Infrastructure Development ETF (BPVE39)
  • Global X Nasdaq 100 Covered Call ETF (BYQL39)

Bolsa de valores segue aumentando as opções aos investidores em geral

Em meio a essa disponibilização, a bolsa brasileira informa que segue elevando o leque de oportunidades de aplicações que são acessíveis aos investidores locais.

O vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, Juca Andrade, afirma que “trabalhamos para aumentar o portfólio de produtos com que os nossos clientes podem contar para diversificar suas carteiras de investimento e suas estratégias”.

O executivo informa que a bolsa de valores brasileira conta com mais de 90 BDRs de ETF disponíveis para o varejo.

De acordo com o chefe Global da X ETFs Brasil, Bruno Stein, “desde que chegamos no Brasil, estamos animados e confiantes com o mercado brasileiro e vemos um grande potencial de crescimento dessa modalidade de investimento dentro dos portfólios dos clientes”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.