Bolsa de Valores dos EUA entra em ‘movimento de urso’; entenda o significado

Nas últimas semanas, a bolsa de valores dos Estados Unidos vem enfrentando grandes dificuldades. Diante disso, o S&P500, índice das principais companhias americanas listadas em bolsa, passou a integrar o território de “bear market”.

Bolsa de Valores dos EUA entra em 'movimento de urso'; entenda o significado
Bolsa de Valores dos EUA entra em ‘movimento de urso’; entenda o significado (Imagem: Montagem/FDR)

Recentemente, os mercados têm sido pressionados pelas preocupações de aumentos mais fortes nas taxas de juros nos Estados Unidos e outras economias desenvolvidas. Essas nações enfrentam dificuldades para controlar a inflação.

No acumulado de 12 meses até maio, o índice de preços dos EUA chegou a 8,6%. Este foi o maior nível nas últimas quatro décadas. Nesta quarta-feira (15), o Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) comunicará a nova taxa de juros no país.

Os mercados estimam um reajuste de 0,5 ponto percentual na reunião. Contudo, por conta da inflação considerável, há quem estima um aumento ainda mais forte.
Hoje, existem temores que aumentos agressivos de juros levem a economia dos Estados Unidos à recessão.

Em meio às oscilações de mercado, o S&P 500 vem registrando fortes quedas. Desde o pico registrado em janeiro, o índice acumula queda acima de 20% — de forma a entrar em ‘bear market’.

O que significa o ‘movimento de urso’ na bolsa de valores

A expressão ‘bear market’ (mercado de urso, em português) é usada em situações que representam uma tendência de queda na bolsa de valores. Ou seja, sua aplicação vale para quando o mercado, segmento ou ação enfrenta dias em que os números ficam em baixa seguidamente.

O ‘bear market’ se refere às características do comportamento de ursos. Ao realizar um ataque, as garras desses animais fazem um movimento descendente.

Por conta disso, a expressão é usada quando há panorama de queda.
De forma numérica, essa classificação representa uma queda acima de 20% de algum ativo — quando existiu, anteriormente, um aumento do mesmo patamar.

No mercado, a expressão oposta para ‘bear market’ é o ‘bull market’ (mercado do touro, em português).

Neste caso, a menção ao touro também possui relação com sua atitude de ataques. Ao adotar essa postura, os chifres dos touros seguem em direção ao alto — o que representa uma curva ascendente. Esta expressão vale para quando o mercado passa por momento de constante alta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.