Circuit Break também ocorre no mercado de criptomoedas? Entenda o que ocorreu na Binance

Como forma de evitar quedas bruscas nos preços de criptomoedas, as corretoras poderiam recorrer ao circuit break. Diante do recuo atual de criptos, a Binance, maior plataforma de negociação de criptomoedas do mundo, suspendeu temporariamente os saques de bitcoin em sua plataforma.

Circuit Break também ocorre no mercado de criptomoedas? Entenda o que ocorreu na Binance
Circuit Break também ocorre no mercado de criptomoedas? Entenda o que ocorreu na Binance (Imagem: Montagem/FDR)

Nesta segunda-feira (13), a Binance suspendeu os saques em bitcoin pela manhã, em um tipo próprio de ‘circuit break’, conforme apurado pelo Valor. Isso aconteceu após a corretora detectar “um acúmulo de retiradas da rede bitcoin”.

Em nota, a exchange declarou estar “trabalhando para processar as retiradas pendentes e estima que isso seja encerrado nas próximas horas”. A corretora ainda informou que “ordens pendentes serão rejeitadas”. Nessa situação, “os usuários deverão reenviar suas solicitações de retirada”.

De acordo com publicação do presidente Chanpeng Zhao, no Twitter, os saques de bitcoin foram suspensos na Binance por conta de uma “transação emperrada”.

O executivo alegou que os recursos estão em SAFU (Secure Asset Fund for Users). Este é um fundo de emergência criado pela exchange para a proteção dos usuários. A retomada do serviço aconteceu cerca de três horas depois.

Outra suspensão dos trabalhados em grande player do mercado de criptomoedas

Além da Binance, outra grande empresa que suspendeu parte dos trabalhos foi a Celsius — plataforma de empréstimos em criptoativos. A companhia suspendeu todos os saques, swaps e transferências entre contas. O motivo foi por “condições extremas de mercado”, segundo memorando aos clientes.

A companhia alega que “agir no interesse de nossa comunidade é nossa principal prioridade”.

“A serviço desse compromisso e para aderir à nossa estrutura de gerenciamento de risco, ativamos uma cláusula em nossos Termos de Uso que permitirá que esse processo ocorra, prossegue a companhia.

A decisão da Celsius provocou temores sobre sua solvência. Desde outubro, o valor dos ativos da empresa reduziu mais da metade. No mesmo período, o token da companhia derreteu 97%.

A decisão das duas empresas acompanha um momento de forte queda das moedas digitais. Nesta segunda-feira, o bitcoin chegou a ser negociado abaixo de US$ 25 mil. Este é o menor valor em 18 meses. Em meio às quedas das bolsas de valores, os investidores vêm evitando os ativos de risco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.