Esqueceu sua senha? Metade dos brasileiros já esqueceu dela 5 minutos após criá-la

De acordo com uma pesquisa realizada pelo C6 Bank juntamente com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), cerca de 50% dos brasileiros já esqueceu uma senha de aplicativo em apenas 5 minutos após criá-la. A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas das classes A, B e C com acesso à internet.

Justamente este problema em decorar novas senhas é o que leva 33% dos brasileiros consultados a utilizar combinações fáceis de decorar, mesmo que sejam menos seguras. 10% dos entrevistados confessaram que usam a palavra “senha” ao fazer cadastro em aplicativos ou sites.

A pesquisa também mostrou que 34% dos entrevistados já utilizaram uma rede pública de wi-fi para acessar a conta do banco ou efetuar compras na internet. Essas redes são mais fáceis de serem invadidas por fraudadores. Também foi revelado que 15% dos entrevistados já tiveram a conta de e-mail invadida e 21%, uma conta de rede social.

O chefe de cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana, disse que as senhas óbvias, como datas de aniversário ou 1234 são as primeiras que são testadas por criminosos e devem ser evitadas. 

O profissional aconselha que as pessoas utilizem senhas diferentes para cada serviço e optem por combinação forte, usando letras e números. Ele indica que as pessoas usem um gerenciador de senhas que possa auxiliar no momento de lembrar de senhas de cada app ou site. A ferramenta exige a memorização de somente uma senha de acesso que, por sua vez, pode ser mais complexa.

Santana ainda indica que as pessoas devam utilizar as redes 3G, 4G ou 5G do celular quando estiverem fora de casa para acessar aplicativos financeiros e manter o sistema operacional do celular sempre atualizado. Por fim, ele ainda aconselha o uso da autenticação de dois fatores nos aplicativos.

Com a crescente onda de golpes e roubos, os brasileiros precisam ficar sempre atentos a sua segurança. É muito importante preservar os dados pessoais e evitar dores de cabeça.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.