Auxílio Brasil: segurados têm cerca de 72 horas para atualizar o CadÚnico e permanecer no projeto

O pagamento do Auxílio Brasil referente ao mês de junho deve ser liberado a partir desta sexta-feira, 17. Para receber, os beneficiários devem estar com seu cadastro no CadÚnico totalmente atualizado. Os créditos serão repassados conforme o último dígito de inscrição do Número de Inscrição Social (NIS).

Auxílio Brasil: segurados têm cerca de 72 horas para atualizar o CadÚnico e permanecer no projeto
Auxílio Brasil: segurados têm cerca de 72 horas para atualizar o CadÚnico e permanecer no projeto (Imagem: FDR)

Além de cumprir com os requisitos básicos necessários para ser beneficiário do Auxílio Brasil, os interessados devem seguir outras regras. Por exemplo, atualizando seus dados no CadÚnico, plataforma de assistência social do governo.

Antigamente, esse procedimento acontecia apenas de forma presencial, em uma unidade do CRAS ou CREAS. Hoje, o processo já pode ser feito online usando o aplicativo do programa.

Aqueles que estão na mira do Ministério da Cidadania na reanalise mensal que a pasta faz sobre o programa, correm o risco de perder o direito ao salário. Por isso é tão importante manter os dados atualizados.

Como atualizar os dados online no CadÚnico

O governo federal solicita que pelo menos a cada dois anos os dados das famílias sejam atualizados no Cadastro Único. O objetivo é manter o governo ciente do que tem acontecido na vida do beneficiário.

No entanto, caso ocorra mudança de endereço, nascimento ou morte de um novo membro e alteração na renda, a atualização deve ser feita antes deste prazo.

Para isso, com a atualização do site e app do Cadastro Único o cidadão consegue realizar o procedimento da seguinte forma:

Além do Auxílio Brasil, por meio desta plataforma é que o governo libera outros benefícios. Por exemplo: vale gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social e etc.

AUXÍLIO BRASIL JUNHO: CALENDÁRIO COMPLETO, MUDANÇAS, NOVO VALOR E VALE GÁS

Pagamento do Auxílio Brasil

A partir desta sexta-feira, 17, o governo libera a sexta parcela do Auxílio Brasil em 2022. Segundo o Ministério da Cidadania, em maio foram liberados R$ 7,3 bilhões para 18,1 milhões de famílias que recebem uma média de R$ 409 na parcela.

O número foi maior que em abril, em que o governo liberou o benefício para 18,06 milhões de famílias. Isso mostra que mensalmente os dados são revisados e podem incluir novos beneficiários. 

Confira o cronograma de pagamentos de junho:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile