Auxílio Brasil: descubra se o seu cadastro está ativo pela internet

O Auxílio Brasil contempla milhões de brasileiros oferecendo diferentes benefícios aos seus contemplados. Para interessados, a verificação do cadastro pode ser feita através da internet.

A verificação pode ser realizada pela internet, através do aplicativo Meu Cadastro Único.
A verificação do cadastro pode ser realizada através do aplicativo Meu Cadastro Único. (Imagem: FDR)

É importante que o cidadão esteja atento à situação do seu cadastro, se o mesmo se encontra ativo e com as informações atualizadas, a exigência de inscrição e atualização para recebimento do Auxílio Brasil é prevista pela Medida Provisória 1.061/2021.

Como saber se o meu cadastro está ativo?

A verificação pode ser realizada pela internet, através do aplicativo Meu Cadastro Único. Através do app, é possível conferir se o cadastro se encontra inativo, desatualizado ou em processo de averiguação. 

Para o cidadão que não possui acesso à internet, o procedimento pode ser feito em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou em algum posto de atendimento do CadÚnico. 

Como realizar a atualização do meu CadÚnico?

De acordo com o Ministério da Cidadania, não atualizar as informações do seu CadÚnico é um motivo para que seu registro seja excluído após quatro anos.

A revisão feita pelo governo federal é realizada anualmente, as famílias são chamadas para corrigirem suas situações e atualizar os dados. Existe ainda o comprometimento feito na hora da inscrição que evidencia a necessidade de atualização a cada dois anos no máximo.

Para isso, as famílias devem se dirigir ao CRAS mais próximo. O centro deve ser procurado com urgência em caso de mudança de endereço, telefone, estado civil, renda mensal e eventos como falecimento, nascimento e adoção de membro familiar.

Não tenho CadÚnico, como posso me cadastrar?

Para aqueles que não possuem registro no CadÚnico, a inscrição é destinada à famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Entre os requisitos para poder se cadastrar na plataforma, é preciso que a família possua renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal de até três salários mínimos. 

O procedimento é realizado através de entrevista feita no CRAS ou postos de CadÚnico. O representante familiar deve ter idade mínima de 16 anos e ter em mãos documentos como CPF e título de eleitor, além de possuir um documento oficial de cada membro familiar.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.