1 em cada 3 brasileiros não sabem usar o FGTS; aprenda de vez a usar o benefício

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido aos trabalhadores com carteira assinada. As contribuições mensais dos patrões são depositadas em contas administradas pela Caixa, onde ficam rendendo continuamente. Mas apesar de existir há mais de 50 anos, muitos trabalhadores, especialmente os mais jovens, não sabem como o FGTS pode ser usado.

Uma pesquisa divulgada pela Serasa e pelo Banco Pan na terça-feira (7) revela que 33% dos trabalhadores desconhecem as situações em que é possível sacar o dinheiro do fundo. Algumas modalidades de saque são bem desconhecidas do público, como “para fazer empréstimos” (64%) e “sacar o saldo após 70 anos de idade” (58%).

Também há muita gente que não sabe quanto tem nas contas do FGTS (38%) ou que é possível consultar o saldo através da Caixa (16%). Uma parcela menor, de 8%, disse nem saber da existência do fundo de garantia.

Apesar da falta de conhecimento sobre o funcionamento do FGTS entre os trabalhadores brasileiros, a pesquisa também mostrou que eles pretendem realizar sonhos com o dinheiro do fundo. 45% planejam usá-lo para adquirir um imóvel, 33% para abrir um negócio, 17% para pagar dívidas e 10% para limpar o nome. Uma parcela considerável (33%) disse que só pretende sacar o FGTS em caso de extrema necessidade.

Como posso usar o FGTS?

As regras do FGTS permitem o saque em diversas situações:

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile