Estrela da NBA alcança patrimônio bilionário; saiba quem é

Poucas pessoas conseguem a proeza de ter um patrimônio pessoal na casa dos bilhões. Mas um atleta da NBA, a famosa liga americana de basquete, conseguiu esse feito, e ainda estando em atividade. Apesar dos altos salários pagos na liga, que estão entre os maiores do mundo, é a primeira vez que isso ocorre.

O atleta em questão é Lebron James, ala do Los Angeles Lakers, 4 vezes campeão da NBA, 18 vezes escolhido para o All-Star Team (a seleção de melhores atletas de uma temporada da liga) e detentor de duas medalhas olímpicas pela Seleção Americana de Basquete.

A informação é da Forbes, que incluiu Lebron na sua lista de bilionários nesta semana. Segundo a publicação, o patrimônio de 1 bilhão de dólares (R$ 4,77 bilhões) do atleta foi formado ao longo dos seus 19 anos de carreira, mas vai bem além dos salários recebidos no Miami Heat e Cleveland Cavaliers, clubes pelos quais já passou, e no Lakers, pelo qual ainda tem mais um ano de contrato.

Lebron é o segundo atleta mais bem pago do mundo, de acordo com a Forbes, tendo arrecadado, entre maio de 2021 e maio de 2022, 41,2 milhões de dólares pela atuação em quadra e mais 80 milhões de dólares em patrocínios e investimentos. Ele está atrás apenas de Lionel Messi, jogador do Paris Saint Germain.

Ao longo de toda a carreira, foram 385 milhões de dólares arrecadados em salários e 900 milhões de dólares em patrocínios e investimentos. Lebron tomou algumas decisões acertadas nesses 19 anos que fizeram o seu patrimônio se multiplicar.

Entre elas, destacam-se os contratos de patrocínio vantajosos assinados com grandes marcas. Apenas com a Nike, da qual é garoto-propaganda desde 2003, Lebron assinou um contrato vitalício estimado em 1 bilhão de dólares em 2015. Outras marcas de peso, como AT&T, PepsiCo e Wallmart também patrocinam o astro.

Mas Lebron James também tem os seus próprios empreendimentos, que parecem estar indo de vento em poupa. Um dos negócios de maior sucesso é a produtora de conteúdos SpringHill, que participou da produção do longa “Space Jam: Um Novo Legado”, sucesso de bilheteria em todo o mundo, e do documentário “What’s My Name: Muhammad Ali”. A empresa é avaliada atualmente em 725 milhões de dólares.

O atleta ainda tem participações no Fenway Sports Group, proprietário do Liverpool F.C., na rede de restaurantes Blaze Pizzas e na BeachBody, empresa de suplementos, nutrição e conteúdos fitness.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.