IPVA SP: 5ª parcela tem vencimento nesta sexta-feira, confira o calendário

Aqueles que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deverão quitar a quinta parcela a partir desta sexta-feira, 10. O IPVA SP estabelece as datas de pagamento com base no final da placa. Os débitos desta parcela devem ser quitados até 27 de junho.

IPVA SP: 5ª parcela tem vencimento nesta sexta-feira, confira o calendário
IPVA SP: 5ª parcela tem vencimento nesta sexta-feira, confira o calendário (Imagem: FDR)

Neste ano de 2022 algumas novidades foram anunciadas pelo governo de São Paulo. A primeira foi a ampliação no número de parcelas do tributo, que passou de três para até cinco cotas.

A outra foi a aplicação de desconto de 5% até mesmo no valor parcelado. Isso se o contribuinte quitar o débito dentro da data de vencimento correta. Ou seja, quem atrasar o boleto perde o direito a diminuição do valor.

As medidas foram adotadas porque neste ano o valor do IPVA SP após a expectativa de um amento de 25% a 30% na cobrança do imposto. Isso, por conta da supervalorização dos veículos em 2022.

Para que os impactos no bolso do paulistano fosse menor, e para que o governo do estado pudesse recolher o tributo, foram concedidas essas facilidades.

A partir desta sexta-feira, 10 de junho, começa a ser paga a quinta e última parcela do IPVA SP de 2022. Iniciando com aqueles que possuem final de placa de número 1 e finalizando em 27 de junho com as placas de final número 0.

 Calendário do IPVA SP 2022 – 5ª parcela

O primeiro pagamento aconteceu em janeiro para quem optou pela cota única, em que foi concedido desconto de 9%. Aos que parcelaram o tributo o primeiro vencimento foi em fevereiro.

Agora, chegou o momento de quitar totalmente o imposto pagando a quinta e última parcela. O calendário do IPVA SP 2022 para a 5ª parcela ficou da seguinte forma:

  • Placa final 1: vencimento 10 de junho;
  • Placa final 2: vencimento 13 de junho;
  • Placa final 3: vencimento 14 de junho;
  • Placa final 4: vencimento 15 de junho;
  • Placa final 5: vencimento 20 de junho;
  • Placa final 6: vencimento 21 de junho;
  • Placa final 7: vencimento 22 de junho;
  • Placa final 8: vencimento 23 de junho;
  • Placa final 9: vencimento 24 de junho;
  • Placa final 0: vencimento 27 de junho.

Como pagar o tributo

Para quitar o boleto do IPVA em São Paulo, basta que o proprietário use sua conta na rede bancária autorizada. Como o Bradesco, Santander, Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Procurando por guichê do caixa, autoatendimento, internet banking, débito agendado. Para isso basta informar o número de RENAVAM do automóvel.

Também é possível quitar a cobrança nas casas lotéricas, utilizando o código RENAVAM.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]