Aqueles que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deverão quitar a quinta parcela a partir desta sexta-feira, 10. O IPVA SP estabelece as datas de pagamento com base no final da placa. Os débitos desta parcela devem ser quitados até 27 de junho.
Neste ano de 2022 algumas novidades foram anunciadas pelo governo de São Paulo. A primeira foi a ampliação no número de parcelas do tributo, que passou de três para até cinco cotas.
A outra foi a aplicação de desconto de 5% até mesmo no valor parcelado. Isso se o contribuinte quitar o débito dentro da data de vencimento correta. Ou seja, quem atrasar o boleto perde o direito a diminuição do valor.
As medidas foram adotadas porque neste ano o valor do IPVA SP após a expectativa de um amento de 25% a 30% na cobrança do imposto. Isso, por conta da supervalorização dos veículos em 2022.
Para que os impactos no bolso do paulistano fosse menor, e para que o governo do estado pudesse recolher o tributo, foram concedidas essas facilidades.
A partir desta sexta-feira, 10 de junho, começa a ser paga a quinta e última parcela do IPVA SP de 2022. Iniciando com aqueles que possuem final de placa de número 1 e finalizando em 27 de junho com as placas de final número 0.
Calendário do IPVA SP 2022 – 5ª parcela
O primeiro pagamento aconteceu em janeiro para quem optou pela cota única, em que foi concedido desconto de 9%. Aos que parcelaram o tributo o primeiro vencimento foi em fevereiro.
Agora, chegou o momento de quitar totalmente o imposto pagando a quinta e última parcela. O calendário do IPVA SP 2022 para a 5ª parcela ficou da seguinte forma:
- Placa final 1: vencimento 10 de junho;
- Placa final 2: vencimento 13 de junho;
- Placa final 3: vencimento 14 de junho;
- Placa final 4: vencimento 15 de junho;
- Placa final 5: vencimento 20 de junho;
- Placa final 6: vencimento 21 de junho;
- Placa final 7: vencimento 22 de junho;
- Placa final 8: vencimento 23 de junho;
- Placa final 9: vencimento 24 de junho;
- Placa final 0: vencimento 27 de junho.
Como pagar o tributo
Para quitar o boleto do IPVA em São Paulo, basta que o proprietário use sua conta na rede bancária autorizada. Como o Bradesco, Santander, Caixa Econômica e Banco do Brasil.
Procurando por guichê do caixa, autoatendimento, internet banking, débito agendado. Para isso basta informar o número de RENAVAM do automóvel.
Também é possível quitar a cobrança nas casas lotéricas, utilizando o código RENAVAM.