Soja e milho estão com preços nas alturas no mercado internacional; confira produtos que podem ser afetados

O mercado internacional, a soja e milho estão passando por momentos de alta. Na bolsa de Chicago, o contrato futuro de soja ativo chegou próximo à máxima de 10 anos, registrada em fevereiro. Os ganhos no mercado de petróleo elevaram o tom de aumento. A informação foi levantada pela Reuters.

Soja e milho estão com preços nas alturas no mercado internacional; confira produtos que podem ser afetados
Soja e milho estão com preços nas alturas no mercado internacional; confira produtos que podem ser afetados (Imagem: Montagem/FDR)

Nesta quarta-feira (8), os contratos futuros de soja aumentaram, nos Estados Unidos, diante de estimativas que a forte demanda dos setores de exportação e doméstico manterá apertada a oferta até a colheita do outono do Hemisfério Norte. A indicação foi feita por traders à agência de notícias.

Já os contratos futuros do milho se mantiveram firmes com o suporte do mercado à vista.

A soja para julho encerrou em aumento de 11,75 centavos de dólar o bushel a 17,40 dólares. Os valores chegaram ao pico de 17,58 dólares — com preço somente 1,25 centavo de dólar menor do que a máxima observada em fevereiro.

O milho para julho, por sua vez, elevou 6,50 centavos de dólar a 7,6450 dólares o bushel. O trigo soft vermelho de inverno para julho subiu 3 centavos de dólar para 10,7475 dólares o bushel.

Produtos que podem ser afetados pela alta nos preços da soja e milho

A variação dos preços da soja e milho causam reflexos financeiros em diversos segmentos do mercado de variados países, como o brasileiro. Um dos principais fatores que impactam nos valores desses grãos é a cotação na bolsa de Chicago.

Na Bolsa de Mercado Futuro de Chicago, há a negociação de contratos futuros de diversas commodities. Para isso, são considerados variados meses de vencimento.

A Bolsa de Chicago é vista como uma referência global para estabelecimento e acompanhamento dos valores de inúmeras commodities agrícolas, em bushels/dólar.

Diante disso, a tendência de alta no preço da soja e milho pode impactar diversos produtos originados desses grãos.

No caso da soja, alguns dos subprodutos mais comuns são o farelo de soja, óleo de soja, farinha de soja, leite de soja (extrato proteico de soja) e biodiesel.

Com relação ao milho, algumas das destinações são para a indústria de alimentos (como fubás, farinhas, óleo, pipocas), indústrias de rações (como para aves, suínos, bovinos), dextrinas (como adesivos, lixas, sacos de papel, tubos e tubetes) e etanol.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.