Educação: MEC anuncia aplicação de novo exame

O Ministério da Educação (MEC) assinou o termo de adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMMS). Exame vai ser avaliar os conhecimentos dos estudantes do 4º e 8º anos.

Educação: MEC anuncia aplicação de novo exame
Educação: MEC anuncia aplicação de novo exame (Imagem: FDR)

No último dia 2 de junho o Ministério da Educação (MEC) assinou oficialmente o termo de adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (sigla em inglês: TIMMS).

Com isso, o Brasil integra um grupo com outros 60 países que aplicam esse exame.

o TIMMS é voltado à avaliação dos conhecimentos de matemática e ciências.

Novo exame aplicado pelo MEC

A aplicação do TIMMS começa no próximo ano e deve ser feito pelos estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental.

“Participaremos desta 8ª edição ano que vem, para avaliar e compreender melhor a educação do Brasil e [para vermos] como nos posicionamos em relação aos demais países. Não só avaliaremos o percurso acadêmico e profissional [dos estudantes], mas o próprio desenvolvimento sociocognitivo”, disse o ministro da educação, Victor Godoy,  durante a cerimônia de adesão ao exame.

Para o ministro o exame vai ser mais um termômetro de como anda a nossa educação.

Principalmente tendo em vista que os estudantes foram prejudicados com a pandemia e possibilitará que novos caminhos sejam traçados.

“Naquela máxima de não gerimos o que não medimos, temos feito importantes avanços para colocar o Brasil nas grandes avaliações internacionais… serão resultados úteis para governo, escolas e professores que ajudarão na recuperação das aprendizagens perdidas durante o processo da pandemia”, afirmou o ministro.

Até então, não foram informados muitos detalhes sobre a aplicação do exame; o que já se sabe é que ele deve acontecer em ciclos de quatro anos.

O que possibilitará um quadro comparativo da evolução dos ciclos de aprendizagem do estudante no país.

Afinal, ele fará o exame em dois momentos diferentes da sua formação

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.