Procurando emprego? Esta indústria tem se destacado nas contratações

A indústria de calçados tem conseguido, aos poucos, retomar as contratações de novos profissionais. O número de vagas de emprego abertas no país no início do ano chama a atenção.

Procurando emprego? Esta indústria tem se destacado nas contratações
Procurando emprego? Esta indústria tem se destacado nas contratações (Imagem: Montagem/FDR)

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), essa indústria gerou, no período de janeiro a abril desse ano, 20 mil vagas de emprego pelo país.

Esse número mostra que esse setor está aos poucos conseguindo retomar as contratações nos mesmos níveis de antes da pandemia.

Emprego na indústria de calçados

Esse setor tem atualmente 286,28 mil pessoas empregadas, esse número representa um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

O presidente executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressalta que já são quase 40 mil postos a mais do que o registrado em abril de 2021.

“Uma em cada cinco vagas criadas pela Indústria de Transformação no Brasil veio do setor de calçados. experimentando uma recuperação importante, especialmente diante do aumento da demanda internacional”, comenta Ferreira.

Além de abastecer o mercado interno, as indústrias de calçados presentes no país ainda fazem a exportação de produtos.

Só de janeiro a abril desse ano foram exportados mais de 53,7 milhões de pares, 32,6% a mais do que no mesmo período do ano passado.

“Para o ano, o setordista estima um crescimento entre 1,8% a 2,7% na produção, para mais de 820 milhões de pares”, acrescenta Haroldo.

Confira o ranking de estados brasileiros que mais se destacam em contratações:

  • O Rio Grande do Sul é quem mais se destaca em contratações nesse setor, com quase 30% do total de postos gerados no país;
  • Seguido do Ceará, que criou 1,8 mil vagas no quadrimestre do ano;
  • Em terceiro está a Bahia, que criou 3,5 mil postos entre janeiro e abril e soma 39,2 mil trabalhadores na atividade;
  • A quarta posição é de São Paulo, onde foram registrados 4 mil vagas na indústria de calçados no primeiro quadrimestre.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.