INSS informa novos prazos para a análise dos seus benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa os novos prazos para a análise dos benefícios. Os segurados devem ficar de olho na data limite para o recebimento do retorno.

A revisão do INSS é um direito do beneficiário em que o mesmo pode ter  o valor recebido corrigido por conter erro. Dessa forma, a análise pode vir a promover vantagens ao segurado e é por essa razão que o instituto acaba por receber diariamente grandes quantidades de solicitações de revisão.

Revisão do INSS

O grande volume de revisões solicitadas gera o atraso das análises, o que faz com que aqueles que realmente precisam e podem conseguir as correções de seus valores sejam prejudicados com a lentidão do processo.

É importante destacar ainda, que antes mesmo de realizar o pedido de revisão, o beneficiário precisa estudar seu caso para saber se realmente se encaixa na solicitação, além de ter atenção na hora de preencher a categoria do benefício para que o pedido não seja descartado pelo INSS.

O Instituto segue uma série de critérios para avaliar as solicitações de revisão recebidas e é também por essa razão que pode levar um tempo para receber o retorno do seu pedido.

Novos prazos para a análise de benefício

O INSS estipula o prazo de 30 dias para que o beneficiário receba alguma resposta quanto à revisão solicitada.

 Apesar disso, o período estipulado é a data limite para que o Instituto conceda um retorno. O solicitante pode acompanhar o status do processo através do aplicativo ou site Meu INSS, onde é preciso informar o CPF e senha para ter acesso, ir para a aba “Agendamento/Requerimentos”, clicar em “Consultar requerimentos” e ficar ciente de toda e qualquer atualização do seu caso. 

Se o pedido for negado, uma nova solicitação pode ser realizada, entregando, em algumas situações é necessária uma pausa de trinta dias para que então possa ser feito o novo requerimento. Após realizado são mais trinta dias para o prazo limite de resposta.

Para sanar outras dúvidas ou ter acesso a mais informações, o beneficiário ou interessado deve ir até o site do Meu INSS.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.