481 mil brasileiros ainda não sacaram o PIS/PASEP 2021

Quase meio milhão de brasileiros ainda não sacaram o PIS/PASEP 2021. O prazo para a retirada dos valores é até o dia 29 de dezembro. 

Trabalhadores devem realizar consulta para saber se possuem abono a receber e realizar o saque antes do prazo final. Confira a seguir como saber se está na lista de brasileiros que podem sacar o PIS/PASEP 2021.

Quem tem direito ao PIS/PASEP 2021?

Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 481 mil brasileiros não realizaram seus resgates. Sendo 125.624 com direito ao PIS e 353.100 ao Pasep. São mais de R$ 400 milhões à espera de saque.

É importante lembrar que o PIS é regulado pela Caixa, sendo destinado para aqueles trabalhadores que atuam na rede privada. Já o Pasep, contempla os servidores públicos e é gerenciado pelo BB.

Tem direito a receber o PIS/PASEP 2021, aqueles que trabalharam com registro formal por no mínimo 30 dias úteis em 2021. 

É preciso ainda que o trabalhador tenha  recebido o valor médio de até dois salários mínimos, além de contar com inscrição no PIS/PASEP de, no mínimo, cinco anos.

O empregador precisa ter informado os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de maneira correta.

É válido destacar que a Resolução 838 do anos de 2019 garante que os valores do abono que não foram recebidos pelo titular em vida, estão assegurados aos seus dependentes legais.

Saiba como consultar e sacar o PIS/PASEP?

Acha que está entre os quase meio milhão de brasileiros que não sacaram o abono? Saiba como consultar seus valores. 

Para fazer a consulta do seu PIS/PASEP 2021, o trabalhador deve acessar o gov.br, ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). 

Com o login do gov.br, o trabalhador deve clicar em “benefícios” e em seguida selecionar a opção “abono salarial”. 

Caso o trabalhador preferir, a consulta pode ser feita por meio de telefone:

  • Trabalhadores do setor privado devem ligar: 0800-726-0207;
  • Servidores públicos devem ligar: 4004-0001 ou 0800-729-0001.

 Para sacar valores do fundo PIS/PASEP 2021, o trabalhador que possuir conta corrente ou caderneta de poupança na Caixa, bem como os que tiverem conta no Banco do Brasil, podem retirar o valor diretamente na conta.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.