Agora você pode antecipar o saque-aniversário do FGTS pelo Banco Original; veja como solicitar

O Banco Original lançou um novo produto de crédito: O Antecipa Original FGTS, que possibilita a antecipação do saque-aniversário. De modo totalmente, digital, o cliente possui acesso ao adiantamento das quantias que seriam disponibilizadas para o saque aniversário em até 7 anos.

Agora você pode antecipar o saque-aniversário do FGTS pelo Banco Original; veja como solicitar
Agora você pode antecipar o saque-aniversário do FGTS pelo Banco Original; veja como solicitar (Imagem: Montagem/FDR)

A nova modalidade de empréstimo pessoal do Banco Original possui taxas de 1,99% para todos os clientes, independentemente do perfil.

Assim que o cliente solicitar a antecipação do saque-aniversário, o banco depositará o dinheiro contratado em conta de modo rápido. Desse modo, o cidadão não precisará aguardar o mês de seu aniversário para poder resgatar a quantia — além de adiantar o valor dos próximos anos.

Outro diferencial é que o usuário não compromete seu orçamento mensal. Isso porque o pagamento é feito pelo próprio FGTS, que paga anualmente.

Segundo o Head de Cartões e Empréstimos do Banco Original, Rafael Carelli, a oportunidade de usar um dinheiro que está parado — e cujo pagamento não compromete o orçamento familiar — torna a modalidade de crédito uma grande alternativa.

Como antecipar o saque-aniversário do FGTS pelo Banco Original

Para ter acesso à modalidade de crédito, o cliente precisa entrar no aplicativo do Original. Logo após, a pessoa deve acessar o menu “empréstimos” e escolher a opção “Empréstimo FGTS”.

Após isso, será necessário seguir as instruções e decidir pela modalidade Saque-Aniversário. Também há a necessidade de autorizar o banco a consultar o saldo disponível no aplicativo FGTS.

Ao seguir o processo, existe a possiblidade de fazer a simulação e aproveitar o benefício. O pedido para aderir pode ser efetuado a qualquer dia ou horário.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS

Desde 2019, o trabalhador com saldo no FGTS pode sacar anualmente, em seu mês de aniversário, um percentual de seu saldo no fundo, acrescida de uma parcela adicional, conforme uma tabela definida pelo Governo.

O interessado pode consultar o saldo de suas contas pelo aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa, informando seus dados cadastrais no portal do governo. Após verificar o saldo, o cidadão pode indicar se prefere a opção pelo saque-aniversário.

O prazo para adesão ao saque-aniversário e acessar parte do saldo depositado no ano corrente termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador.

Após confirmar a modalidade, o consumidor pode solicitar a antecipação do crédito. Ao realizar a contratação, o dinheiro será bloqueado de sua conta do FGTS para ser debitado futuramente, no mês de seu aniversário.

Vale destacar que a pessoa que aderir ao saque-aniversário perde o direito de resgatar os valores em caso de demissão sem justa causa — passando a receber somente a multa de 40% sobre o saldo do Fundo.

No entanto, segue com o direito de resgatar o FGTS nas demais modalidades previstas em lei. Exemplos são para a compra de imóveis ou na hipótese de doenças raras.

Se resolver sair do saque-aniversário e voltar para a modalidade tradicional — agora chamada de saque-rescisão —, o consumidor da instituição financeira precisará cumprir uma carência de dois anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.