Fies: Continua aberto o prazo para renegociação de dívidas

Usuários do Fies têm até o mês de agosto para fazer a renegociação da dívida com o programa. Nos primeiros dias mais de 120 mil beneficiários realizaram o procedimento que é virtual; saiba mais.

Fies: Continua aberto o prazo para renegociação de dívidas
Fies: Continua aberto o prazo para renegociação de dívidas (Imagem: FDR)

Desde o último dia 7 de março a renegociação das dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil está disponível.

Já nos primeiros dias de prazo mais de 127 mil beneficiários com contratos inadimplentes acessaram o sistema para regularizar a situação.

Cerca de R$ 105 milhões em valores atrasados foram pagos aos agentes financeiros do Fies (Caixa e Banco do Brasil) nos primeiros dias da renegociação; os números referem-se ao dia 30 de março.

Renegociação Fies

Através da Medida Provisória (MP), publicada no final do ano passado, o governo federal definiu as regras da renegociação.

A intenção dessa MP é reduzir a inadimplência e, ao mesmo tempo, garantir sua sustentabilidade, e também proteger a renda das famílias mais carentes, que não têm condições de pagar a dívida por completo.

Para fazer a renegociação é necessário ter assinado o contrato até o final de 2017, estar na fase de amortização e ter mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas na data da publicação da MP (30/12/2021).

Ao todo, a expectativa é de que 1,3 milhão de financiados nessas condições sejam beneficiados com essa renegociação.

Para facilitar o pagamento, até porque a maior parte das pessoas não têm condições de pagar o valor total, através da MP são concedidos descontos da seguinte forma:

Para dívidas com mais de 360 dias de atraso, o desconto no saldo devedor é de 92% para inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 e de 86,5% para os demais.

Além disso, o saldo remanescente poderá ser parcelado em até dez vezes. Para contratos com atraso no pagamento entre 90 e 360 dias, a MP prevê parcelamento em até 150 vezes ou desconto de 12% para pagamento à vista, com isenção de juros e multas.

A renegociação é virtual e deve ser feita na Caixa pelo Sisfies ou Banco do Brasil pelo aplicativo clicando em ‘soluções de dívidas’.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.