VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Mesmo com aumento no número em relação à última edição, o Enem 2022 tem o segundo menor número de inscritos de todas as edições. Dados divulgados pelo Ministério da Educação impressionam.
A queda no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio registrada em 2021 chocou muitas pessoas.
E parece que ela ainda vai custar a ser superada e o exame alcançar os mesmos números de participantes de outras edições.
Número de inscrições no Enem 2022
Segundo dados divulgados pelo MEC na última sexta-feira, 3, essa edição do exame tem 3.396.597 inscritos.
Mesmo com o aumento de 10%, esse é o segundo menor número de inscritos do exame, ficando atrás apenas da edição de 2021 quando foram registrados 3.040.908 participantes.
Vale lembrar que esses dados apontam o número de inscritos na versão impressa e digital.
“Os dados são considerados preliminares até a apuração definitiva, tendo em vista que há casos de processamento dos pagamentos pelas instituições bancárias, processos judiciais, comissão de demandas, além de outras situações excepcionais”, informou o Inep em nota.
Neste ano, 2.028.353 (59,72%) participantes são isentos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%), pagantes.
“Importante ressaltar que houve um crescimento de quase 40% no número de isenções, ou seja, mais de 2 milhões de candidatos foram isentos da taxa de pagamento”, afirmou o ministro da Educação, Victor Godoy.
Enem 2022
Segundo o cronograma do exame, os estudantes terão entre os dias 23 e 28 de junho para fazer a solicitação de tratamento pelo nome social; já as provas serão aplicadas, na versão impressa e digital, nos dias 13 e 20 de novembro.
Esse ano o Enem trouxe algumas novidades, a primeira foi a possibilidade de pagamento da taxa com PIX ou cartão de crédito, podendo até mesmo fazer o parcelamento.
Nos dias da aplicação das provas os participantes contarão com outra novidade, o uso dos seguintes documentos de identificação:
- e-Título,
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
- RG Digital.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.