O que são fundos mútuos de privatização? Como investir na Eletrobras através deles?

A disputa está ferrenha entre os fundos mútuos de privatização (FMPs) da Eletrobras, a única maneira que os investidores possuem para adquirir ações da estatal de energia elétrica na privatização através do uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Bancos e corretoras administradoras destes produtos estão reduzindo taxas de administração ao perceber que a concorrência está cobrando menos.

Uma vez que estes fundos são iguais, os custos é o que acaba sendo determinante para as pessoas. Existem pelo menos 22 produtos para comprar os papéis da Eletrobras na oferta com os recursos do FGTS, de 13 instituições financeiras.

Na última terça, quatro instituições financeiras reduziram suas taxas: Bradesco, BTG Pactual, Guide e Santander. Já no dia seguinte, quem baixou as taxas foi o Banco do Brasil, Caixa e Safra. Na quinta, Santander e XP.

Como comprar ações com o FGTS

É possível comprar ações da Eletrobras na privatização usando o dinheiro do FGTS entre os dias 3 e 8 de junho. Aqueles investidores que quiserem utilizar recursos do fundo poderão aportar entre R$ 200 até metade do saldo do FGTS. No app do FGTS, é possível consultar o saldo disponível e fazer a simulação do valor que pode ser usado para adquirir as ações.

Os interessados encontram duas categorias de fundos para comprar os papéis com o dinheiro do FGTS: FMPs, com os recursos que estão disponíveis na conta do FGTS, e FMPs Migração, com dinheiro transferido de outros fundos da mesma modalidade, como os da Petrobras e da Vale.

É necessário que o investidor escolha um dos bancos citados acima ou corretoras que administram fundos e que ele entre no aplicativo do FGTS, usando o CPF, para dar autorização para a instituição financeira consultar o saldo disponível e realizar a reserva do dinheiro.

Ao acessar o aplicativo, vá em “autorizar bancos a consultarem seu FGTS” e logo depois em “aplicação nos fundos mútuos de privatização FGTS”. Após isso, é necessário clicar em “FMP Eletrobras” e depois em “continuar”. Agora, o investidor deve ler e aceitar os termos e condições, inserir o nome da instituição financeira e confirmar a seleção.

Após este processo, será preciso informar o banco ou a corretora selecionada que quer investir na oferta da empresa com o FGTS e quanto dinheiro deseja aplicar. Esse banco ou corretora ficará encarregada de aportar os recursos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.