Investidores estão ‘fugindo’ de investimentos em criptomoedas; entenda

Recentemente, a desvalorização das moedas digitais vem preocupando investidores. Em meio a este cenário, em abril deste ano, os ETFs (fundos de índice negociado em bolsa de valores) de criptomoedas registraram saques líquidos de US$ 556 milhões, segundo o Investment Company Institute (ETFGI).

Investidores estão 'fugindo' de investimentos em criptomoedas; entenda
Investidores estão ‘fugindo’ de investimentos em criptomoedas; entenda (Imagem: Montagem/FDR)

Os saques líquidos representam a diferença entre aplicações e resgates. No final de abril, o volume total investido em ETFs de moedas digitais chegou a US$ 13,21 bilhões. Isso representa uma diminuição de 18,8% em relação ao mês anterior, conforme apurado pelo Valor.

A alta nos resgates de ETFs reflete a grande desvalorização recente das moedas digitais recentemente. Em abril, o bitcoin, principal criptomoeda do mercado, registrou perda de 16%. O ethereum, segunda cripto mais negociadas mundialmente, caiu 15%.

As sucessivas desvalorizações das criptomoedas passaram a se chamar “inverno cripto”. Isso acontece diante de elevações das taxas de juros americanas — que fizeram com que os investidores evitassem os ativos considerados mais arriscados.

Sentimento negativo vem aumentando no mercado de criptomoedas

Nos últimos meses, tem aumentando o sentimento negativo no mercado cripto. Como os touros vem passando por dificuldades para aumentar o valor dos criptoativos, isso provocou algumas das mais baixas leituras que o Índice de Medo e Ganância divulgou ultimamente, segundo levantado pelo CriptoFácil.

Os dados indicam que, atualmente, o mercado está com medo extremo. Ou seja, os investidores estão com medo de aplicar em moedas digitais.

Hoje, o índice de Medo e Ganância mostra uma pontuação de dez. Este é um dos menores patamares dos últimos seis meses. A última vez que o índice registrou um nível tão baixo foi em janeiro. No primeiro mês deste ano, o mercado ainda se recuperava do crash registrado em 4 de dezembro.

Mesmo em meio à recente valorização do bitcoin, o sentimento negativo segue aumentando.

Segundo o analista conhecido como “Best Owie”, o sentimento não vem acompanhando o movimento de mercado com tanta força quanto costumava, e tem se apegado aonde os investidores acreditam que está indo o mercado.

Conforme Owie, “É discutível se essa recuperação vai durar. Isso ocorre porque os ursos estão cada vez mais com um controle forte no mercado em comparação com os touros. Isso torna o mercado propenso a uma queda repentina e sentimento dos investidores está do lado dos ursos”.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.