Renda extra: máquina que compra celulares usados é lançada em SP; valores são pagos na hora

Uma startup está oferecendo um serviço inovador para quem pretende vender o seu smartphone usado. A Trocafone disponibiliza máquinas em shoppings e outros estabelecimentos, que fazem uma análise completa dos aparelhos e, após a compra, transferem o valor para o consumidor na hora, através de Pix.

Em São Paulo, foram implantadas duas máquinas da startup, no Shopping Bourbon e no Carrefour de Pinheiros. O funcionamento delas pode parecer complicado para alguns, mas agiliza muito a venda de smartphones usados, uma forma de gerar renda extra. Elas já estão disponíveis em outras cidades pelo país e a meta da Trocafone é negociar 10 mil aparelhos nos próximos seis meses.

Como funciona a máquina que ‘compra smartphones’

Primeiramente, o usuário deverá escolher a opção “Vender o meu celular”,  na tela inicial da Shopping Machine.

Em seguida, deverá fornecer informações pessoais e do aparelho que deseja vender.

Também é necessário aproximar a tela do celular para leitura do IMEI, conforme a orientação da máquina (foto abaixo). O IMEI é um código de identificação único para cada aparelho.

O usuário deverá, então, conectar o aparelho no cabo USB da máquina, que fará uma leitura completa do sistema operacional, à procura de erros de software.

Também é necessário responder a um questionário sobre as condições do aparelho, sobre defeitos na tela ou em outras partes e se ele é homologado na Anatel. Apenas smartphones com essa homologação são comprados pela Trocafone.

O usuário precisará, em seguida, depositar o aparelho dentro da máquina, para que ela faça uma análise do hardware, ou seja, da parte física. É necessário que o celular esteja sem capa e outros acessórios, e com a tela limpa e desbloqueada.

A máquina, então, apresentará um orçamento e o consumidor poderá dizer se aceita vender ou não o aparelho pelo preço oferecido.

Caso aceite, a operação é dada como concluída e o valor é transferido via Pix para uma chave informada pelo consumidor.

Outros serviços

Além de vender o smartphone usado, os consumidores também podem fazer orçamento de aparelhos, que não precisam estar em mãos na hora. Também é possível entregar o celular para reciclagem, por um valor fixo de R$ 20.

A Trocafone oferece, ainda, serviços através do seu site e nos seus quiosques. A startup é referência na compra e venda de smartphones e tablets seminovos. Os aparelhos passam por revisão e reparos e são postos à venda com garantia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.